Câmara do Porto Santo assinala Dia Nacional do Mar com actividades de limpeza da praia e outras

A Câmara Municipal do Porto Santo vai comemorar o Dia Nacional do Mar, em associação com o Observatório Oceânico da Madeira e o CIIMAR – Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental, para desenvolver acções de sensibilização junto dos alunos das escolas do município.

Estas actividades, que decorrerão no dia 15 de Novembro, incidirão na problemática da poluição dos oceanos e na biodiversidade marinha e envolverão mais de 200 alunos das escolas básicas do 1º ciclo, Escola Básica e Secundária Prof. Dr. Francisco Freitas Branco e ainda utentes do Centro de Actividades Ocupacionais do Porto Santo.

No dia 16 de Novembro, Dia Nacional do Mar, a autarquia envolverá os seus colaboradores numa acção de limpeza da praia do Porto Santo, desde a Zona Balnear do Ribeiro Salgado até à Zona Balnear da Calheta. Esta iniciativa conta com a colaboração da Autoridade Marítima do Porto Santo, refere um comunicado.

O Dia Nacional do Mar foi institucionalizado pela Resolução do Conselho de Ministros nº 83/1998 de 10 de Julho. Desde então é comemorado um pouco por todo o país, visando mostrar a sua importância para a economia e para o desenvolvimento nacional, mas também a sua componente ambiental e social.

O programa de actividades é o seguinte:

Dia 15 de Novembro:

Microplásticos e Biodiversidade Marinha

Actividades em colaboração com o Observatório Oceânico da Madeira e CIIMAR – Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental Centro Cultural e de Congressos do Porto Santo 11:55 – 10º/11º e 12º anos (Escola Básica e Secundária Prof. Dr. Francisco Freitas Branco) 14:30 – 3º e 4º anos (Escolas Básicas do 1º Ciclo e Centro de Actividades Ocupacionais do Porto Santo) 15:45 – 8º e 9º anos (Escola Básica e Secundária Prof. Dr. Francisco Freitas Branco) Dia 16 de Novembro (Dia Nacional do Mar)

Campanha de limpeza da praia do Porto Santo – Colaboradores da CMPS, na zona balnear do Ribeiro Salgado, até à zona balnear da Calheta, às 8:00. Ponto de encontro no Parque de Materiais da CMPS.