Vida e obra do cônsul inglês Henry Veitch inspira exposição na Casa da Cultura de Câmara de Lobos

Encontra-se patente, na Casa da Cultura de Câmara de Lobos, uma exposição sobre a vida e obra do cônsul inglês Henry Veitch. A mesma foi inaugurada no passado dia 6 de Novembro, e poderá ser vista até ao dia 24 deste mês.

O cônsul Henry Veitch (1782-1857) teve grande influência na história da Madeira, durante uma boa parte da primeira metade do Séc. XIX: foi comerciante de vinhos e cônsul de Inglaterra, na região; foi responsável pela construção de diversos edifícios que se tornaram emblemáticos do património arquitectónico da Madeira, de onde se destaca, no Funchal, o edifício que serve actualmente de sede ao Instituto do Vinho, do Bordado e do Artesanato da Madeira e, em Câmara de Lobos, a Quinta do Jardim da Serra.

A realização desta exposição decorreu de um estágio profissional realizado no CDISA-Quinta Leonor, pela jovem recém-licenciada Lúcia Milagres de Sá Pestana, a qual foi responsável pela recolha histórica e reconstituição dos elementos biográficos e históricos relacionados com a vida e a obra deste personagem.

Esta exposição itinerante esteve patente, entre os meses de Julho e Outubro, no Centro Cívico do Jardim da Serra e no Centro Cívico do Curral das Freiras. Após a permanência na Casa da Cultura, prosseguirá para o Centro Cívico do Estreito de Câmara de Lobos, onde ficará patente entre o dia 6 e o dia 29 de Dezembro.