Festa da castanha da serra no Campanário

Campanário 1
Festa no Campanário em zona de castanheiros.

Sílvio Mendes

 

É já uma tradição a festa convívio que se realiza no Chão Boieiro, na serra da freguesia do Campanário numa zona onde há muitos castanheiros.
Será no próximo domingo dia 12 de novembro que esse evento irá decorrer, entre as 8h30 e as 18 horas numa organização da Associação Desportiva do Campanário.
Haverá motivos para apreciar a nossa gastronomia, os cantares populares, os jogos tradicionais, entre eles o pião, a roda do lenço, saltar a corda e outros) e muitas outras actividades na Natureza.
Neste evento também haverá passeios de cavalo e demonstração de downhill.
O downhill é uma forma do ciclismo que consiste em descer o mais rápido possível um determinado percurso com diversas irregularidades ou obstáculos de uma dada montanha. É um desporto que permite estar em contacto directo com a natureza e gozar da máxima adrenalina que uma descida vertiginosa proporciona. Uma modalidade nascida na Califórnia na segunda metade da década de 1970.
Será celebrada missa campal com início às 1 horas.

A partir das 9h15 haverá caminhadas com partida do sítio de São Paulo descendo a Ribeira Funda e também com saída da Quinta Grande, convergindo para o sítio da Adega no Campanário e finalizando no Chão Boeiro.

Às 9h30 principiará um passeio de BTT (das Fontes à Trompica) e também decorrerá uma arruada nos sítios dos Terreiros, Ribeiro Gordo, Lugar da Serra e no adro da igreja de São Paulo com grupos de cantores populares.