Aprovada candidatura para a “Regularização do Troço Terminal da Madalena do Mar”

Madalena POSEUR
A candidatura à regularização do troço terminal da Madalena do Mar foi aprovada no âmbito do POSEUR.

Segundo refere uma nota do Instituto de Desenvolvimento Empresaraial, a Madeira viu aprovado, no âmbito do POSEUR (Programa Operacional de Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos, a candidatura ao projeto de “Regularização do Troço Terminal da Madalena do Mar”, que se insere “num conjunto de medidas estruturais ou ativas que o Governo Regional da Madeira tem vindo a executar e que consistem em intervenções que incidem sobre os processos de iniciação, transporte ou depósito de material sólido com o objetivo de atenuar a perigosidade da aluvião”.

Como aponta uma informação no site do IDE, “a operação localiza-se no troço terminal da ribeira da madalena do Mar, numa zona classificada como urbana e rural, onde existe espaços residenciais, florestais e naturais (praia). Os trabalhos a realizar consistem, essencialmente, na reconstrução de muros de proteção e respetivas fundações, na retificação do próprio traçado, na regularização da soleira da ribeira, no prolongamento dos muros na foz da ribeira e na construção de uma rampa de acesso a jusante da ponte RMM6, de forma a facilitar os trabalhos regulares de manutenção e limpeza”.

Esta operação terá um custo total de 8,8 milhões de euros, com uma comparticipação comunitária de 6,6 milhões de euros. Até à data, foram já aprovados 35 projetos no PO SEUR, num valor global de 176 milhões de euros, com uma comparticipação comunitária de 134 milhões de euros, equivalente a 45% do valor global do Programa (295,5 milhões de euros).