Delegação cabo-verdiana visita a Madeira a 30 e 31 de Outubro

Uma delegação de especialistas em energias renováveis e eficiência energética de Cabo Verde visitará a Madeira nos dias 30 e 31 de Outubro, numa missão integrada numa estratégia de reforço da cooperação do Governo Regional para com os seus países vizinhos, coordenada pela Secretaria Regional do Turismo e Cultura, através da Direcção Regional dos Assuntos Europeus e da Cooperação Externa.

A comitiva é composta por vários representantes de entidades cabo-verdianas, nomeadamente do Ministério de Economia e Emprego, do Centro para as Energias Renováveis e Eficiência Energética da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental – CEDEAO, da Agência de Regulação Económica, do Centro de Energias Renováveis e Manutenção Industrial e do Programa de Apoio ao Sector de Energias Renováveis, informa a Secretaria Regional do Turismo e Cultura.

Dada a insularidade e outras características comuns desta área da Macaronésia, e eventualmente outros países da CEDEAO, o intuito da iniciativa é permitir a tomada de conhecimento in loco das boas práticas e dos projectos na área das energias renováveis existentes na nossa região, tendo em vista uma futura aplicação das mesmas naquele país africano.

Do programa, no dia 30, destacam-se as deslocações à Estação da Meia Serra (11h00) e à Empresa MBEZF – Madeira Biomass Energy, Lda. (17h30), assim como reuniões com o director regional dos Assuntos Europeus e da Cooperação Externa (15h00) e o presidente do Conselho de AREAM (16h30).

No dia 31, merecem destaque as visitas à Unidade Autónoma de Gás Natural, nos Socorridos (9h45); à Central Termoeléctrica da Vitória III (11h15); e reuniões com directora regional da Economia e Transportes do Governo Regional da Madeira (16h30) e com a direcção da Câmara de Comércio e Indústria da Madeira (15h00).