Torneio de judo homenageia co-fundador da APEL Gastão Fernandes

Fotos DR.

O Grupo Desportivo da Apel, com o apoio da Associação de Judo da Região Autónoma da Madeira, realizou no passado sábado,  dia 21 de outubro, a VII edição do Torneio Memorial “Comendador Gastão Fernandes”. Um evento que serviu para homenagear aquele que foi um dos fundadores da Escola da Apel.

Segundo uma nota informativa da Associação de Judo da Madeira, as provas decorreram no Dojo da Escola e contou com a participação de cerca de seis dezenas de judocas dos escalões de Benjamins, Infantis e Iniciados, que formaram as equipas participantes do torneio.

A competição, foi bastante animada e teve como vencedor no escalão de benjamins a equipa do Grupo Desportivo da Apel, seguido do Clube Naval do Funchal, com o 2º lugar e o Judo Clube da Madeira e Grupo Desportivo da Apel B, ambos em 3º lugar.

No Escalão de Infantis/Iniciados, a equipa vencedora foi o Clube Naval do Funchal, seguido do Judo Clube da Madeira, em 2º lugar e das equipas do Clube Judo Brava e Grupo Desportivo da Apel em 3º lugar.

No mesmo dia e local, realizou-se o Open de Cadetes da AJRAM, prova de preparação para o Campeonato Nacional de Cadetes, onde alcançaram o lugar mais alto do pódio: o Judo Clube da Madeira, com 5 medalhas de Ouro, seguido do Grupo Desportivo da Apel e o Clube Naval do Funchal, ambos com 2 medalhas de ouro e com 1 medalha de ouro o Clube Judo Brava e a Associação Desportiva da Quinta Grande.

O Campeonato Nacional de Cadetes, realiza-se a 24 de fevereiro de 2018, em Lisboa, onde os apurados irão representar a região e lutar por um lugar no pódio.

Já a nível Nacional, no domingo, dia 22 de outubro de 2017, realizou-se o Open de Cadetes de Juniores, organizado pela Associação de Judo de Lisboa, que contou com uma comitiva de 5 atletas regionais: do Clube Naval do Funchal, Ana Carolina Cruz, na categoria de -57kg, Francisco Freches e António Ramos, ambos na categoria de -66kg, Paulo Brito, nos -73kg e Francisca Nunes do Grupo Desportivo da Apel, nos -52kg.

Acompanhou os atletas, o técnico Ricardo Bastos do CNF que fez uma avaliação positiva da participação no Open, afirmando: “Todos os atletas estiveram à altura dos seus adversários, mas em alguns casos, só a falta de experiência os derrotou, evitando assim chegar aos lugares mais altos do pódio, mas que já vão marcando a sua posição nos tapetes nacionais”.

Também esta é uma prova de preparação para o Campeonato Nacional de Juniores que se realiza a 3 de março de 2018 em Coimbra.