Albuquerque na Conferência dos Presidentes das Regiões Ultraperiférias pela primeira vez com um Chefe de Estado presente

miguel albuquerque flores jardim quinta vigia
Albuquerque vai presente na Conferência dos Presidentes das Regiões Ultraperiféricas, na Guiana Francesa. Com Macron e Jean-Claude Juncker.

É inédito. Nunca um Chefe de Estado tinha participado numa reunião da Conferência dos Presidentes das Regiões Ultraperiféricas da Europa. Vai acontecer este ano, na Guiana Francesa, a 26 e 27 de outubro, com o presidente francês Emmanuel Macron, num encontro onde também vai estar presente o presidente da Comissão Europeia Jean-Claude Juncker.

A Madeira estará representada pelo Presidente do Governo Regional e pelo diretoir regional dos Assuntos Europeus. Miguel Albuquerque e Bruno Pereira terão, assim, oportunidade de participarem numa Conferência histórica dos presidentes das Regiões Ultraperiféricas, neste momento presidida pelo presidente da Guiana Francesa.

Este encontro terá, como um dos pontos mais relevantes, a avaliação, por parte das RUP, da Comunicação da Comissão Europeia para as Regiões, um documento que define a estratégia para o futuro e que será aprovada no dia 24 de outubro, sendo este obviamente um assunto do maior interesse para a Madeira.