Crónica Urbana: os pecados mortais de “Jesus”

Foto LR

Rui Marote

Porque é que Eduardo Jesus foi “despedido”… ?
1 – Sobre esta remodelação, vale a pena recordar o seguinte: na área do Turismo, o secretário que agora foi despedido, que fez de bom ? Que se saiba, aproveitou o desastre trágico da instabilidade e do terrorismo no Egipto, Turquia, Tunísia, etc., e colocou o seu pessoal a trabalhar para trazer para a Madeira os turistas que por falta de segurança não viajam para aqueles lados.
Mesmo os franceses que adoram a Grécia já vêm para este lado às catadupas, por via dos ataques em Paris, Nice, Bruxelas, Londres e arredores.
2 – Pegou em tudo o que produziu o João Carlos Abreu e, forçado por hoteleiros como Trindade, limitou-se aumentar os dias de festa, ou seja, Carnaval, Festa da Flor, Vinho Madeira ou Festival do Atlântico, e já agora o Fim de Ano. De novo não fez nada!
3 – Tanta conversa sobre o subsídio de mobilidade e acabou fazendo uma porcaria, pois não atendeu aos estudos que já existiam do tempo de João Carlos Abreu e que lhe davam pistas excelentes para fazer como as Canárias, que neste momento já tem 75% de desconto nas tarifas dos serviços regulares de transporte marítimo e aéreo de passageiros, para os cidadãos espanhóis, assim com os dos estados membros da União Europeia ou de outros estados que rubricaram o acordo sobre o espaço comum europeu ou da Suíça, seus familiares nacionais de terceiros países, com direito de residência ou de residentes de longa duração, que obtenham a sua condição de residente, nas comunidades autonómas de Canárias e Ilhas Baleares e nas cidades de Ceuta e Melilla.
Antes era 50%, mas o deputado eleito pelas Canárias para garantir maioria parlamentar a Rajoy, negociou para 75%, entre outros benefícios sobre carga e transportes marítimos e terrestres. Consultar o Ministério do Fomento, em http//www.fomento.gob.es/MFOM/LANG CASTELLANO/DIRECCIONES GENERALES/AVIACION CIVIL/SUBVENCIONES PARA EL TRANSPORT.
4- Este economista tinha já ao seu dispor o decreto dos Açores e nem isso soube aproveitar, sabe-se lá com que motivos ou razões, porque ele próprio confessou na altura que os estudos feitos apontavam para um custo médio das viagens Funchal/Lisboa ida e volta de 200 euros. Se Eduardo Jesus já sabia isto porque meteu na lei um tecto de 400 euros…?
5- E que se preparava o responsável pela economia para fazer na Horários do Funchal?
Os termos do concurso que ia lançar! Um escândalo.
Ficaríamos com uma empresa privada continental a gerir os nossos transportes?
Não esqueçamos que veio para a pasta com um orçamento de promoção de sete milhões de euros, enquanto o de João Carlos Abreu nem chegava a dois milhões.
Resta saber se o despedido vai ou não para o Parlamento. Mas se fôr, é para em conjunto com com Sérgio Marques, estoirar com a maioria e complicar de vez a vida a Albuquerque, que não terá outro remédio se não submeter-se a eleições.
Este tipo de governantes cheios de prosápia, comovem-se com as estatísticas do seu próprio trabalho. Enquanto cultivam os seus egos pessoais, ao longo destes anos nunca tiveram a educação de conhecer os seus trabalhadores. Até à sua saída, Jesus só falou com os que estão sempre a “sabujá-lo”.
6 – Organizou uma regata com etapas na Madeira, intitulada “Extreme Sailing Series”, com os famosos catamarãs GC32, velozes e autênticos “Fórmula 1” dos mares… mas que custou mais que a Festa da Flor e do que o Rali Vinho da Madeira, e cujo retorno, em termos de imagem e de atrair turistas à Região, não se pautou por resultados visíveis. Antes pelo contrário, os mesmos foram muito contestados. Gerou belas imagens dos catamarãs a velejar, apesar de na maioria dos diasm com pouco vento… mas pouco mais que isso. Um gasto considerado absurdo por muitos. Curiosamente, a Associação de Vela da Madeira, que co-organizou o evento, é dirigida pelo irmão de Eduardo Jesus.
7- Gerou um considerável mal-estar nos Portos da Região, com a nomeação de apaniguados seus, que criaram notória instabilidade no funcionamento daquela instituição e de muitos outros serviços que dela dependem.
Um autêntico rol de sete pecados mortais…