Programa “Heróis da Fruta” aponta redução da obesidade na Madeira

Heróis da Fruta
Esta imagem distribuída pela organização do programa refere-se à APCOI/Herois da Fruta com a E.B. 1 do Meio/Areosa na E.S. de Monserrate em Viana do Castelo.. Imagem APCOI/agenciazero.net

Heróis da Fruta – Lanche Escolar Saudável» é o maior programa gratuito de educação para a saúde em Portugal que mobiliza anualmente milhares de alunos numa competição nacional que promove o combate à obesidade infantil através de divertidas missões e desafios que as ajudam a crescer saudáveis, ativas e felizes na escola, mas também em casa. Esta manhã, foi apresentada, pela APCOI – Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil, a sétima edição do projeto.

Os números colocam a Madeira num patamar de visibilidade. Dados divulgados hoje, apontam que todas as regiões verificaram uma redução da prevalência de obesidade com a participação no projeto «Heróis da Fruta», tendo a Região da Madeira registado a maior descida com uma percentagem de 2,9%.

De acordo com os mesmos dados, “foi também a Região da Madeira que registou as maiores e mais positivas diferenças no momento pós intervenção do projeto «Heróis da Fruta», em todas as categoriais do Estado Nutricional, nomeadamente: redução de Pré-Obesidade (1,5%), redução de Baixo Peso (1,9%) e aumento de Peso Normal (6,2%). Destaca-se ainda a Região do Algarve que conseguiu alcançar a maior redução do baixo peso com uma percentagem de 2,8%”.

Antecipando o Dia Mundial da Obesidade que se assinala amanhã (11 de outubro de 2017) a APCOI (Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil) reforçou esta manhã, o convite a todos os professores e educadores para inscreverem as suas turmas na 7ª edição do projeto através do site oficial www.heroisdafruta.com ou pelo telefone 210961868 até ao final desta semana. «Heróis da Fruta – Lanche Escolar Saudável» que é atualmente a maior iniciativa gratuita de educação para a saúde do país e pretende mobilizar toda a população portuguesa através das escolas, para a importância de prevenir a obesidade e o excesso de peso que afeta atualmente 28,5% das crianças em Portugal.

“Comer legumes para aumentar os super poderes” é o tema do ano desta 7ª edição do projeto «Heróis da Fruta» e tem como principal meta “motivar as crianças a ingerir legumes na quantidade diária recomendada pela Organização Mundial de Saúde, ou seja, pelo menos duas porções”, refere Mário Silva, presidente e fundador da APCOI acrescentando ainda que “dadas as impressionantes estatísticas de sucesso obtidas nos anos letivos anteriores em relação ao aumento do consumo de fruta nas crianças participantes, será muito interessante estender estes resultados positivos aos legumes e conseguir pôr as crianças em Portugal a comer mais saladas e vegetais no prato, ao almoço e ao jantar, todos os dias”.

Depois de fazer a inscrição, sem qualquer custo em www.heroisdafruta.com, a escola recebe acesso aos materiais pedagógicos de que necessita para implementar o projeto nas suas turmas. “Trata-se de um modelo chave-na-mão que qualquer estabelecimento de ensino público ou privado poderá colocar em prática de uma maneira simples, eficaz e gratuita”, referiu Mário Silva.

A primeira etapa do projeto decorre de 17 de outubro de 2017 a 19 de janeiro 2018 e propõe às escolas participantes a realização de cinco tarefas entre as quais o «Hino dos Heróis da Fruta», na qual as turmas terão de inventar uma letra inspirada no tema do ano e gravar um vídeo criativo com os alunos a cantar. O Júri composto por músicos e vários artistas nacionais elege como vencedores os cinco mais criativos, mas este ano para aumentar o envolvimento dos encarregados de educação no projeto, o público também terá um papel decisivo na escolha de dois vencedores adicionais: o hino mais votado e o hino mais partilhado.

As inscrições estão abertas para jardins de infância, escolas de 1º ciclo do ensino básico, bibliotecas escolares, ATL’s, públicos ou privados, de todo o país, incluindo as regiões autónomas da Madeira e dos Açores, sendo apenas necessária uma inscrição gratuita no site oficial do projeto: www.heroisdafruta.com ou do telefone 210961868 até 13 de outubro de 2017.