Paróquias madeirenses assinalam encerramento do Centenário das Aparições


Sílvio Mendes
Na próxima sexta-feira, 13 de outubro, no Santuário de Fátima, na Cova da Iria, decorrerá o encerramento da Peregrinação Internacional Aniversária.
As cerimónias nos dias 12 e 13 de outubro, serão presididas por D. António Marto bispo de Leiria-Fátima e inclui um programa cultural adicional e encerra as comemorações do centenário.
Conforme comunicado enviado  à Agência ECCLESIA para a última grande Peregrinação Internacional Aniversária do Centenário, sob o tema “Maria Estrela da Evangelização”, o santuário preparou um programa cultural adicional para acolher os peregrinos.
“A projeção multimédia, “Fátima-Tempo de Luz”, produzida pela empresa espanhola Acciona Producciones y Design, pode ser vista na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima nas noites de 12, 13 e 14 de outubro, e combina mapeamento de projeção, efeitos de iluminação e trilha sonora original”.
A projeção é idealizada a partir da experiência de milhares de peregrinos que todos os anos visitam o Santuário e é composta por sete cenas.
Na Madeira na quinta-feira dia 12 de outubro, na igreja de Santo Amaro às 20 horas será celebrada a Eucaristia. No final decorrerá a procissão das velas.
Também nesse dia às 20 horas realizam-se idênticas cerimónias na paróquia de São Martinho.
Nas Eiras, freguesia do Caniço e também na paróquia da Ilha, no dia 12 às 20 horas será celebrada a Eucaristia, seguindo-se a procissão das velas.
Também na quinta-feira, 12 de outubro, na capela de Nossa Senhora da Conceição, em Câmara de Lobos, às 20 horas será recitado o terço.
Depois realizar-se-á a procissão das velas até à igreja de Câmara de Lobos onde será celebrada a Eucaristia.
No dia 13 de outubro em Santana as cerimónias terão início às 20 horas e no Caniço às 19h30 principiará a procissão das velas junto aos jardins daquela cidade seguindo-se a missa na igreja paroquial.
Às 19h15 desse dia na igreja da Nazaré será recitado o terço e às 20 horas começará a missa, após o que decorrerá a procissão que irá percorrer a Avenida do Colégio Militar, Rua da Austrália, Rua da África do Sul, Rua do Brasil, terminando na igreja.
Também a paróquia da Vitória-Santa Rita vai realizar a procissão das velas nesse dia, saindo da igreja após a missa celebrada pelas 20 horas.
A paróquia do Arco de São Jorge vai celebrar a festa de Nossa Senhora de Fátima na próxima sexta-feira, dia 13 de outubro iniciando-se a Eucaristia às 20 horas. No final decorrerá a procissão das velas.
Integrada nesta atividade paroquial mariana do mês de outubro, haverá o «Arraial da Banda» (Banda Filarmónica de Nossa Senhora de Fátima), com muita animação exterior após as cerimónias religiosas do dia 13 de outubro.
No sábado, 14 de outubro, o arraial da banda prosseguirá com a execução do hino da Banda,  no Pico às 12 horas. Depois pelas 15 horas aquela filarmónica visitará os diversos sítios da freguesia do Arco de São Jorge para a recolha de ofertas destinadas a um leilão que irá realizar-se, à tarde no adro da igreja do Arco de São Jorge.
Outubro é o mês dedicado a Nossa Senhora do Rosário.
A paróquia de Fátima, no Funchal, neste Ano Centenário das Aparições de Fátima e no seu encerramento, vai festejá-la com maior presença e solenidade por parte do povo cristão.
Programou para o dia 13 de outubro uma procissão de velas, após a adoração ao Santíssimo Sacramento às 18 horas e Eucaristia solene pelas 19 horas.
Naquela paróquia a procissão das velas não é habitual em Outubro. Será realizada para solenizar o encerramento do Centenário e será mais curta que a do dia treze de maio.
Entretanto durante este mês na igreja de Fátima pelas 18 horas é recitado o terço com meditação  às 19 horas é celebrada a Eucaristia.
Nas celebrações que se realizarão no final deste mês os cristãos são convidados a levar uma flor para ser colocada na imagem de Nossa Senhora de Fátima.

Sílvio Mendes