Saúde mental na ordem do dia: Casa de Saúde Câmara Pestana organiza seminário “Pensar Positivo e Saúde Mental”

A Saúde Mental está na ordem do dia. A Casa de Saúde Câmara Pestana organiza o seminário “Pensar Positivo e Saúde Mental”, sendo uma outra instituição a abordar esta temática, já que, conforme o FN já referiu, a Casa de Saúde S. João de Deus também realiza, por estes dias, as 8ªas Jornadas de Saúde Mental (ver notícia no FN).

Esta iniciativa da Casa de Saúde Câmara Pestana realiza-se a 11 de Outubro no Funchal, no Teatro Municipal Baltazar Dias. 

Com esta anunciada acção, a instituição pretende sensibilizar para a realidade da doença mental e para a importância de cuidar da mente.

O seminário inicia-se às 9h30, com uma conversa em modo de entrevista sobre o tema “O que é a Doença Mental” com o psiquiatra e psicoterapeuta Diogo Telles Correia, autor do Livro Pensar, Viver, Sentir em parceria com a jornalista Judite de Sousa.

Seguem-se os temas: “Pensar Positivo, Aprende-se?” com Luís Miguel Neto, do ISCSP, Universidade de Lisboa; “Felicidade, Desporto e Saúde Mental”, com Ricardo Alves, da Universidade da Madeira, na sequência da qual darão o seu testemunho dois atletas madeirenses de alta competição, com experiência olímpica, João Rodrigues (vela) e Paulo Camacho (natação).

O reinício dos trabalhos é feito às 14h30 com uma peça de teatro, cujo texto original, escrito para o efeito, versará sobre a fragilidade do ser humano, refere uma nota de imprensa.

Os temas da tarde incidirão na área do “Coaching e Saúde Mental”. A última intervenção será feita por Pio Abreu, psiquiatra bem conhecido, autor do livro “Como não tornar-se doente mental”.

A organização do Seminário, parafraseando o título desse mesmo livro, lançou-lhe o desafio para vir falar de “Como (não) tornar-se doente mental”

O evento termina após a exibição de uma canção e música inéditas, contra o estigma da doença mental, pelo grupo Musical Stardust Acoustic Project.

A participação é aberta a todos interessados mediante inscrição no valor de 15 euros. Para consultar o programa completo, pode vê-lo no endereço electrónico http://seminariopensarpositivocscp.weebly.com/