Presidente da República amanhã na Escola Jaime Moniz com programa diversificado para assinalar os 180 anos

Em tempo de aniversário, o Liceu/ESJM faz homenagem aos alunos de hoje e de ontem da instituição na presença de Marcelo Rebelo de Sousa.O Presidente da República chega esta noite à Madeira para presidir amanhã às comemorações dos 180 anos da Escola Secundária Jaime Moniz, o primeiro Liceu a nível nacional.

Nesta quarta feira, serão também assinalados os 75 anos do atual edifício da ESJM, na Rua do Hospital Velho. Um vasto programa de comemorações foi preparado no sentido de trazer a este estabelecimento escolar antigos e atuais alunos, com distinção também daqueles que passaram pelo Liceu e que se destacaram no panorama regional e nacional.

Pelas 10h30, está prevista a receção de boas-vindas ao Presidente da República, ao Representante da República, ao presidente do Governo Regional e demais entidades, seguida do descerramento de uma placa alusiva às comemorações.

Segue-se um ato simbólico comemorativo dos 50 anos dos Setimanistas do ano letivo 1967-1968. Uma tradição que o Liceu/ESJM ainda hoje preserva, visto ter sido o primeiro Liceu nacional a ter autorização da República para o uso de capa e batina, na tradicional festa de finalistas em novembro.

Inauguração do Núcleo Museológico

Pelas 11h00, Marcelo Rebelo de Sousa assinará o Livro de Honra e segue-se um momento relevante que se prende com a inauguração do do Núcleo Museológico Escolar “O Lyceu”.

Às 11h30, deverá iniciar-se a sessão solene, com destaque para a interpretação dos Hinos  pelo Coro da ESJM e por ex-alunos da Escola. Segue-se a projeção de um pequeno vídeo sobre o historial do Liceu/ESJM, seguido de um momento musical apresentado por artistas de renome local e nacional, antigos alunos do Liceu.

Outro momento previsto no programa será a entrega de Certificados de Honra a ex-alunos, figuras de referência regional e nacional, seguidos dos discursos de Jorge Moreira, Miguel Albuquerque e Marcelo Rebelo de Sousa.

A cerimónia deverá terminar pelas 12h30 com um cocktail de confraternização entre as entidades e a comunidade escolar.