CMF satisfeita com os resultados da sua Semana da Mobilidade

 

A Semana da Mobilidade do Funchal 2017 decorreu entre os dias 16 e 22 do corrente mês “encerrando com chave de ouro e dezenas de participantes na iniciativa Funchal Cidade Activa”, refere uma nota de imprensa da CMF. “Ao longo de sete dias, o Funchal acolheu um vasto leque de actividades, que tiveram como objectivo sensibilizar os cidadãos para a temática da mobilidade urbana sustentável, incentivando à adopção de hábitos de mobilidade compatíveis com os princípios da sustentabilidade, designadamente a mobilidade pedonal, ciclável e eléctrica”, salienta a autarquia.

Para a CMF, a Semana da Mobilidade foi, à semelhança das edições anteriores, um sucesso assinalável, no qual se destacou a exposição “A Mobilidade Urbana no Funchal: Passado, Presente e Futuro”, que deu a conhecer ao público as principais dinâmicas do sistema de mobilidade na nossa cidade, assim como as acções que têm sido implementadas com vista a dotar a cidade de melhores condições de acessibilidade.

Diz a CMF que “foram também muitos os curiosos que conheceram de perto as mais recentes soluções tecnológicas, como bicicletas eléctricas, veículos híbridos, eléctricos, GPL e equipamentos de carregamento eléctrico para veículos eléctricos. Refira-se que a mobilidade eléctrica foi, aliás, um dos pontos de destaque deste evento, com a realização do passeio de viaturas 100 % eléctricas, “Funchal Electric Mobi’17”.

Houve ainda uma conferência intitulada “A Mobilidade Urbana no Funchal: Que Cidade Queremos?”, que abordou o Plano de Acção Para a Mobilidade Urbana Sustentável (PAMUS), o qual dotará a cidade do Funchal de uma estratégia de intervenção no domínio da mobilidade e sistema de transportes”.

No passado domingo, dia 17, a Semana da Mobilidade instalou-se na Avenida do Mar, com a realização da actividade “Mobi Open Day: Funchal em Boa Forma”.

O programa da Semana da Mobilidade contou com diversas outras actividades, dos quais vale ainda a pena destacar o passeio em bicicleta “Vamos Todos Pedalar”, campanhas pedonais orientadas ao público sénior, uma prova de orientação e campanhas de sensibilização orientadas ao público em geral. A Câmara Municipal do Funchal faz um balanço bastante positivo da Semana da Mobilidade ’17, considerando que esta desempenhou, mais uma vez, um papel fundamental na divulgação de bons comportamentos de mobilidade, contribuindo para a consecução dos objetivos estratégicos municipais.