Bodyboard Girls Experience já faz ondas na Madeira

Silvia Dias (Ass. Promoção da Madeira); Dorita Mendonça (Direção Regional Turismo); Carina Carvalho (Associação de Surf da Região Autónoma da Madeira); Juan Gonçalves Direção Regional da Juventude e Desporto); Miguel Sousa (Buondi)

Começou ontem, oficiosamente, com a conferência de imprensa de lançamento, a 4ª edição do Bodyboard Girls Experience, evento multidimensional que decorre a partir de hoje e até dia 24, na Madeira, e que  alia uma etapa do circuito europeu e uma etapa do circuito mundial APB (Association of Professional Bodyboarders) a várias atividades de cariz social e promoção da Madeira como destino turístico de excelência, também para os desportos de ondas, mas não só.

A conferência de imprensa de hoje reflete a pluralidade de valências do evento, com a presença de diversas entidades, públicas e privadas, nomeadamente, a Direção Regional de Turismo da Madeira, representada por Dorita Mendonça; a Direção Regional da Juventude e Desporto, com Juan Gonçalves; Sílvia Dias pela Associação de Promoção da Ilha da Madeira e a Buondi, patrocinador do evento que se fez representar pelo seu responsável regional, Miguel Sousa.

A vertente competitiva do evento —no fim desemana de 23 e 24 —, assume particular importância com a possibilidade de sagrar a campeã europeia, título para o qual concorrem, à cabeça do pelotão, as portuguesas Joana Schenker e Teresa Almeida. Mas, depois da histórica vitória de Joana Schenker no Sintra Portugal Pro, que terminou ontem, na Praia Grande, o Bodyboard Girls Experience, ganha preponderância também na corrida ao título mundial, agora liderado pela algarvia Joana Schenker, desde ontem, número um do “ranking” mundial.

Apesar do peso que o evento terá para as contas da modalidade, este ano, Carina Carvalho,  ela própria ávida competidora, 10 vezes campeã regional da Madeira, fundadora deste projeto e representante da entidade organizadora, a ASRAM (Associação de Surf da Região Autónoma da Madeira), sublinhou que o Bodyboard Girls Experience está longe de se esgotar na vertente desportiva:

“Este evento tem várias valências, como a promoção do destino turístico da Madeira e algumas causas sociais, mas também da modalidade entre os jovens da ilha, especialmente do público feminino. E sem esquecer a divulgação de causas sociais e humanitárias, entre as quais, o apoio ao Núcleo Regional da Liga Portuguesa Contra o Cancro”. Acrescentou ainda: “Temos tido excelente feedback da comunidade internacional de bodyboard e da APB        [entidade organizadora do circuito mundial profissional]. Por este ser o primeiro ano em que recebemos uma etapa do circuito mundial, e pelo peso que poderá ter na decisão dos títulos mundial e europeu femininos, esperamos aqui a elite internacional. Mas, acima de tudo, além da vertente puramente competitiva, prevemos 6 dias recheados de ondas de elevada qualidade em vários spots da Madeira, de Norte a Sul da ilha, atividades turísticas e de lazer que suscitem boas vibrações a todas as participantes e revelem que a ilha tem potencial turístico e desportivo neste segmento.”

 Iniciativa de Carina

O Bodyboard Girls Experience é uma iniciativa de Carina Carvalho (10 vezes campeã regional na Madeira ). É organizado pela A.S.R.A.M. (Associação de Surf da Região Autónoma da Madeira) em parceria com o Ludens Clube Machico e conta com os apoios da Secretaria Regional da Economia, Turismo e Cultura, da Direção Regional da Juventude e do Desporto, da Câmara Municipal de São Vicente e de Machico, tendo como parceiro institucional a Federação Europeia de Surf (FES) e a APB.