Ministra do Mar dá parecer favorável ao ferry para a Madeira e Eduardo Jesus lança já concurso público internacional

Eduardo Jesus passa à etapa seguinte, de abertura de concurso público internacional. Foto Rui Marote.

O Governo Regional da Madeira recebeu luz verde do Governo da República para abrir concurso público internacional para a vinda do ferry Continente-Madeira. A Ministra do Mar deu parecer favorável às solicitações da Secretaria Regional da Economia, Turismo e Cultura e o concurso público para a abertura da linha marítima deverá ser lançado já esta semana.

O FN confirmou a notícia junto do gabinete do secretário regional da Economia, Turismo e Cultura. Assim, após o parecer favorável da Autoridade da Mobilidade e dos Transportes (AMT), foi a vez do “sim” da Ministra do Mar relativamente às peças do procedimento do Concurso Público Internacional para a concessão de serviço de transporte marítimo regular, por ferry, entre a Região e o continente português e vice-versa.

Um parecer técnico que, sendo favorável, possibilita, conforme sublinha Eduardo Jesus, «o cumprimento de mais um passo no desenvolvimento deste processo e o lançamento, na plataforma, do Concurso Público Internacional, no decorrer da semana que agora se inicia, ou seja, a partir de amanhã, entre os dias 22 e 25 de agosto».

Uma vez cumprido este requisito, Eduardo Jesus afirma «que o trabalho que competia à Região foi desde cedo assegurado e que, agora, cabe proceder à abertura do Concurso e tudo fazer para que o mesmo suscite o interesse do mercado».

Em termos de calendário, mantêm-se as condições previstas e já publicamente avançadas. Ou seja, aberto o concurso na plataforma, segue-se um prazo de 70 dias para a apresentação de propostas dos armadores, seguindo-se, depois, o tempo relativo à montagem da operação, que se espera concretizada e a funcionar no primeiro semestre de 2018.