
A Espanha está sob ataque terrorista. Depois de uma carrinha ter atropelado múltiplas pessoas na zona das Ramblas, em Barcelona, causando pelo menos 13 mortos e cerca de 80 feridos, os media internacionais estão a citar a Polícia espanhola, que diz ter abatido quatro suspeitos terroristas em Cambrils, um município na província de Tarragona, Catalunha.
O objectivo foi travar uma tentativa de ataque semelhante ao de Barcelona.
Segundo os reportes que são avançados, os suspeitos estariam equipados com cintos com explosivos e terão também atropelado pessoas, supostamente sete, segundo avançam os órgãos de comunicação social espanhóis.
De acordo com a TVE, vários civis foram atropelados no centro da cidade, situada a pouco mais de cem quilómetros de Barcelona, antes de os supostos terroristas terem sido abatidos pelas polícia noutro local de Cambrils.
O autoproclamado Estado Islâmico anunciou estar por detrás do atentado nas Ramblas. A polícia descobriu numa casa em Alcanar, também a cerca de uma centena de quilómetros de Barcelona, dúzias de cilindros de gás, alegadamente para serem utilizados em explosivos.
Num outro incidente, a Polícia matou um homem que avançou com o seu automóvel sobre os agentes, numa operação stop perto de Barcelona. Não se sabe ainda se este acontecimento está relacionado com o atentado em Las Ramblas, diz a BBC, que adianta que que a Polícia espanhola também divulgou a fotografia de um homem identificado como Driss Oubakir, cujos documentos foram utilizados para alugar a carrinha utilizada no ataque em Barcelona.