CMF investe em novo equipamento técnico para o Teatro Baltazar Dias

Foto DR

A Câmara Municipal do Funchal vai investir mais de 30 mil euros na aquisição de novos equipamentos para o Teatro Municipal Baltazar Dias, dotando a sua sala de espetáculos por excelência de novos meios técnicos para a realização de eventos.

A aquisição de novo material de palco – panejamento, projetores, varas eletrificadas, ciclorama, intercomunicadores, cordas – reafirma a continuada aposta da Autarquia na valorização do Teatro Baltazar Dias, a qual já foi reconhecida, inclusive, a nível nacional, com a integração do mesmo na Rede EUNICE.

Desta feita, serão proporcionadas melhores condições às equipas técnicas e artistas que atuam no Teatro, sendo que, durante o mês de agosto, estão também previstas obras de reparação do pavimento do palco e substituição de peças degradadas. A intenção é estrear o novo material no início da próxima temporada artística do Baltazar Dias, que começará a 8 de setembro.

A renovação do material em causa no Teatro é mais uma necessidade a que o atual executivo camarário deu seguimento, garantindo assim a substituição de equipamento diverso que, nalguns casos, não tinha investimento há cerca de dez anos, apresentando já algumas insuficiências importantes em termos de funcionamento.

A aposta cultural da Câmara Municipal do Funchal ao longo do corrente mandato tem sido uma das estratégias mais pronunciadas do Executivo liderado por Paulo Cafôfo, que se empenhou, desde a primeira hora, em investir na dinamização da economia local, também através da revitalização, diferenciação e qualificação da oferta de eventos da cidade.

Neste campo, e apesar de também merecerem destaque os grandes eventos gratuitos, que materializaram a visão de democratização do acesso à cultura, os eventos urbanos, de que é maior exemplo o festival Fica na Cidade, e as parcerias público-privadas com os agentes económicos do concelho para a realização de festivais de referência, o Teatro Municipal Baltazar Dias assumiu-se, porventura, como a face mais visível da nova era cultural do Funchal.

A próxima temporada artística do Teatro Baltazar Dias começa a 8 de setembro, em mais um ano que se prevê repleto de excelentes produções. As primeiras grandes confirmações são os espetáculos de Teatro Nacional trazidos ao Funchal no âmbito da Rede EUNICE que, desde o ano passado, une o Teatro Nacional D. Maria II ao Teatro Municipal, num projeto para disseminar pelo país o que de melhor se faz no teatro português.

Recorde-se que a escolha do Baltazar Dias para ser um dos três teatros do país a inaugurar a rede foi feita através de concurso público, que “esteve diretamente relacionado com tudo o que tem sido feito para revitalizar o Baltazar Dias ao longo destes quatro anos, seja a nível de infraestruturas, de eventos e, naturalmente, de opções para o cartaz”, sublinha a Autarquia.

Em 2016, o Baltazar Dias bateu, de resto, o seu recorde de espectadores, com 48 mil pessoas a terem frequentado esta que é a sala de espetáculos mais simbólica da Madeira, o que representa um aumento de 25% em relação a 2014 e coloca a média de ocupação da sala acima da média nacional.

Refira-se, igualmente, que a Câmara Municipal do Funchal organizou, desde o início de 2014 e até junho de 2017, um total de 122 eventos de natureza cultural nos mais diversos quadrantes, o que a Autarquia considera deixar claro que “a aposta na Cultura da cidade foi uma das estratégias mais assumidas e bem-sucedidas de todo o mandato. O Funchal precisava de uma oferta maior, melhor e mais acessível e está à vista de todos que foi concretizada a dinamização cultural que era pretendida. Neste campo, o Baltazar Dias recuperou a relevância que merecia e tem sido, de facto, a nossa montra mais notável.”