Rita Andrade e Rui Freitas são hipóteses para a pasta de Rubina Leal

Rita Andrade.

Há dois nomes a ser ventilados nos meios político-governativos para suceder a Rubina Leal na Secretaria Regional da Inclusão e Assuntos Sociais.

Um deles é Rui Emanuel Pereira de Freitas, atual presidente do Conselho Directivo do Instituto de Segurança Social da Madeira, IP-RAM e o outro é a licenciada em Sociologia, Maria Rita Sabino Martins Gomes de Andrade, atual presidente do Conselho Diretivo do Instituto de Emprego da Madeira, IP-RAM.

Rui Freitas substitui Bernardete Vieira na Segurança Social.

Antes tinha estado no Instituto de Desenvolvimento Empresarial (IDE, IP-RAM) onde havia desempenhado funções de Maio de 2012 a Abril de 2015.

Rui Freitas

Rui Freitas é licenciado em Psicologia (Área de Psicologia Social e das Organizações), concluída em 1986 na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Lisboa.

Já foi professor, director de escola, coordenador de uma Equipa do Instituto de Reinserção Social (IRS), chefe de divisão da Inspecção Regional das Actividades Económicas; e director de serviços do gabinete de estudos e planeamento da Direção Regional do Comércio e Indústria.

Já Rita Andrade veio da Proinov para o Instituto de Emprego da Madeira em Maio de 2015, instituição à qual pediu uma licença por três anos.

A Proinov acabou, entretanto, por cessar a atividade.

No início deste ano, a nomeação de Rita Andrade foi prorrogada no Instituto de Emprego por mais 3 anos.