Hotel Quinta Alegre é o paraíso dos turistas que procuram as levadas a partir do Estreito da Calheta

O Hotel Quinta Alegre é um pequeno grande paraíso num solarengo e concorrido espaço que é o Estreito da Calheta. Não tem praia natural nem animação para oferecer, mas guarda o recato e a beleza de um espaço selecto e um autêntico varandim com uma vista magnífica sobre a Calheta.

O turismo alemão procura-o em primeiro lugar, mas também os madeirenses, isto é, todos aqueles que são apaixonados pelas caminhadas na serra e demandam depois o descanso por entre o arvoredo e o cantar dos pássaros, numa cumplicidade indizível com a natureza.

Um empresário alemão, detentor também de uma agência de viagens na Calheta (RMK Tours) abalançou-se a este investimento quase familiar e conta com uma boa afluência que enche normalmente as pouco mais de duas dezenas de quartos. Dispensam a propaganda, já que os hóspedes fazem a publicidade do Hotel Quinta Alegre, implantado majestosamente na Rua do Hotel.

Na quietude e beleza natural do espaço, os turistas fazem-se diariamente a uma caminhada logo pelo início da manhã até ao Rabaçal ou Levada Nova, comungam com o que de mais belo a natureza tem para partilhar e regressam à tardinha a um espaço que lhes garante a mais absoluta tranquilidade. Um mergulho na ampla piscina exterior retempera as forças e, depois, a gastronomia caseira e o desfrutar do cair da noite com o olhar a perder-se de vista pelas latadas de vinhas do bonito Estreito e o cantar teimoso mas mágico dos pássaros.

Ao domingo, há mais algum movimento no Hotel Quinta Alegre, com o brunch a convidar a população a um dia diferente, entre o silêncio e os banhos de piscina, debaixo de um sol que dura todo o dia.

Na partida, um breve olhar pelo centro da Calheta, num fim do último domingo, com a praia de areia inundada de banhistas e o turismo também seduzido pelo all inclusive do sofisticado e renovado Savoy Calheta Beach e Saccharum. E vem-nos à memória outro tempo, anos passados, quando a criação deste acesso ao mar e praia amarela tanta polémica levantou, sendo hoje o lugar preferencial de muitos madeirenses e até de turistas para os banhos de mar. Outro segmento de turismo, mas a dinamizar e muito a pacata Calheta, cada vez mais procurada pelo clima único e por uma boa oferta hoteleira.