Altares de São João: edição deste ano foi apresentada hoje pela CMF

A edição 2017 dos Altares de São João foi apresentada esta tarde no Salão Nobre dos Paços do Concelho do Funchal, pela vice-presidente da Autarquia, Idalina Perestrelo. A festa decorre, este ano, de 19 a 24 de Junho, com animação garantida diariamente das 18h às 22h, nalgumas ruas bem características da Baixa do Funchal, nomeadamente a Travessa dos Reis, a Rua da Conceição, a Rua da Figueira Preta, a Rua do Frigorífico, a Rua da Cooperativa Agrícola e a Praça do Carmo.

Idalina Perestrelo aludiu “a mais uma edição em que a Câmara Municipal mantém a tradição, promovendo um evento que vai dinamizar a baixa da cidade e a economia local. Dinâmica é, aliás, uma palavra-chave para o Funchal nos últimos anos, com muitos eventos a acontecer, graças a todos vós, que participam e colaboram nas imensas actividades que temos apoiado”, salientou.

A vice-presidente reforçou a importância “de estarmos todos juntos, no desígnio de valorizar a nossa cultura e de não deixar a tradição morrer” e agradeceu, por isso, a todos os parceiros que tornam o evento possível, como é o caso da Empresa de Cervejas da Madeira, da SocioHabitaFunchal e “dos nossos comerciantes locais, que são imprescindíveis num evento popular como este, incluindo o empenho na construção dos seus próprios altares.”

Para a edição deste ano, a animação foi reforçada com a introdução de performances artísticas de rua e a presença de vários grupos folclóricos, para além da habitual presença de tunas, grupos de fados e marchas populares. A aposta passará, igualmente, pela itinerância das animações de rua pelos diversos estabelecimentos comerciais. Integram o cartaz deste ano a Banda Municipal do Funchal, o Projecto Sorriso Encantado, a Banda Filarmónica de Santo António, a Associação Geringonça, o Grupo de Folclore da Boa Nova, o Grupo de Folclore Monte Verde, a Tuna D´Elas, os Amantes do Fado e o Brinquinho de Santo António.

Idalina Perestrelo destacou, ainda, que “umas das novidades do ano será o facto da Câmara Municipal do Funchal dar o exemplo e associar-se aos Altares de São João com a construção do seu próprio altar na Praça do Carmo, que será certamente foco de curiosidade.” A Vice-Presidente deixou, por fim, o repto a todos os madeirenses para que, “na próxima semana, tragam família, amigos e conhecidos, e venham para as nossas ruas aproveitar o melhor que as nossas tradições têm para dar.”