Seminário sobre Sustentabilidade do 3.º Setor dá a conhecer AIPES na Madeira a 20 junho

A Associação de Investigação e Promoção da Economia Social (AIPES) vai dar-se a conhecer no próximo dia 20 de junho, às 14h30, no auditório da Empresa de Eletricidade da Madeira, no Funchal.

Economia Social, sustentabilidade e empreendedorismo são alguns dos temas que nos últimos anos têm adquirido um enorme reconhecimento por parte de todos/as. Isto deve-se ao impacto que as instituições do terceiro sector possuem na sociedade.

Em 2013, de acordo com os resultados da Conta Satélite da Economia Social, a Economia Social representou 2,8% do Valor Acrescentado Bruto (VAB) nacional, 5,2% das remunerações, 6,0% do emprego remunerado e 5,2% do emprego total. Foram identificadas mais de 61 mil entidades de economia social das quais 966 entidades são da RAM.

Com o objetivo de contribuir para a investigação, promoção do conhecimento e reconhecimento da economia social e do empreendedorismo social e, concomitantemente, para a qualificação das organizações da economia social, foi criada a Associação para a Investigação e Promoção da Economia Social (AIPES), composta por diversas profissionais das Ciências Sociais e Humanas e da Saúde que pretendem acrescentar valor à Economia Social da RAM, através de uma estrutura de apoio ao 3º sector.

A apresentação pública da AIPES terá lugar no próximo dia 20 de junho às 14h30 no Auditório da Empresa de Eletricidade da Madeira – Casa da Luz, no Funchal.

A capacitação do 3.º Setor /O Desafio de uma Economia Centrada nas Pessoas, a importância da Responsabilidade Social na Sociedade Atual e Fundraising e Crowdfunding: Mudança de Paradigma, fazem parte do programa do Seminário: Sustentabilidade do 3º Setor: Oportunidades e Desafios.

A escassez de recursos é a questão central das organizações sem fins lucrativos, que obriga à mudança de paradigma na forma como as entidades da economia social se relacionam com as entidades e com os doadores.

Outro dos desafios é a aposta na capacitação dos gestores e das organizações para criar a capacidade de bem gerir. Estes serão os fios condutores do seminário.

A apresentação contará com a presença da Secretária Regional da Inclusão e Assuntos Sociais,  Rubina Leal e do Vice-Reitor da Universidade da Madeira, Sílvio Fernandes.

A participação é gratuita.