AMAIS e Vasco Gil: uma história de amor

|Ana Mendonça|

Decorreu na passada quinta-feira, dia 01 de junho de 2017, na Escola Secundária Jaime Moniz, uma sessão, inserida no âmbito do projeto Anjos com 4 Patas (pertencente à Equipa da Saúde da ESJM), com a presença da Drª Sara Brazão Machado e da Drª Filomena Valdeira César, intitulado “Vasco Gil: uma história de amor”.

Recorde-se que, pela primeira vez, o Canil Vasco Gil deixou de estar sob a alçada da SPAD e foi entregue à AMAIS, que o geriu no último ano. As convidadas referiram que as obras efetuadas pela Câmara Municipal do Funchal vieram permitir receber e instalar os animais recolhidos com maior conforto, mas levaram-se a cabo outras mudanças estruturais: evitar a sobrelotação de animais por box, potenciar o recreio e o exercício físico, apostar em esterilizações e castrações dos cães e gatos, e não menos importante, distribuir muito carinho e atenção, para que aqueles que já se encontram numa situação desfavorável (em canil), possam sentir-se o mais possível em casa.

A larga experiência na área, o rigor e o profissionalismo, bem como, a capacidade de organização e de gestão da AMAIS vieram comprovar que, mesmo em pouco tempo e com parcos recurso, é possível fazer bem e com eficácia. Claro que, idealmente, os abandonos e os maus tratos cessariam e não seria necessário recolher mais animais, mas para isso, há outras medidas a implementar, entre elas, a responsabilização dos donos e a generalização da ideia que os animais não são coisas, tal como a Lei já prevê.

A sessão teve a duração de 90 minutos e foi bastante dinâmica, registando-se um vivo interesse tanto da parte dos/as docentes como dos/as estudantes que estiveram presentes, “bombardeando” as convidadas com questões, curiosidades e observações. E todos/as queriam fazer festas e pegar ao colo a Fifi, a mascote que as acompanhou