Santana Vertical Kilometer abriu ‘apetite’ para o USM

Decorreu ontem em Santana a primeira edição do Santana Vertical Kilometer (SVK), prova que integra o Circuito Mundial de Quilómetro Vertical e que faz parte do evento Ultra SkyMarathon Madeira.

O percurso teve início na zona do Vale da Lapa a uma altitude de cerca de 780m e terminou numa subida bastante técnica e exigente que culmina num ponto emblemático denominado de Encumeada Alta (1785m), no Maciço Montanhoso Central, de onde se podem vislumbrar soberbas paisagens panorâmicas sobre os picos mais altos da ilha.

Numa harmonia perfeita com o espírito de skyrunning, os atletas subiram acima do nível das nuvens e foram bastante apoiados por fãs perto da zona do cume da Encumeada Alta.

O vencedor desta prova foi o atleta de Andorra e especialista nesta modalidade Ferran Teixidó que percorreu a distancia com cerca de 41 minutos.

O pódio masculino ficou completo com o madeirense Vitor Jesus num excelente Segundo lugar, seguido do atleta continental Romeu Gouveia.

Na competição feminina a vencedora foi a atleta russa Mityaeva Ekaterina que percorreu a mesma distância em 51 min 37 seg.

Em segundo lugar, com também uma excelente prestação ficou a atleta madeirense Cristina Nascimento, à frente da experiente atleta neozelandesa Anna Frost que ficou na Terceira posição.

A entrega de prémios teve lugar pela tarde no Hotel Quinta do Furão.