General Cardoso Perestrelo, novo Comandante Operacional da Madeira, toma posse no dia 6

O novo Comandante Operacional da Madeira, major-general Carlos Alberto Grincho Cardoso Perestrelo, tomará posse numa cerimónia no próximo dia 6 de Junho, nas instalações do Pico da Cruz.

A cerimónia será presidida pelo representante da República para a Região Autónoma da Madeira, Ireneu Cabral Barreto, e contará com a presença do Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, general Artur Pina Monteiro.

Cardoso Perestrelo vem substituir Rui Clero nas funções que até agora vinha desempenhando na RAM.

Segundo informação do gabinete do comandante da Zona Militar da Madeira, o major-general Carlos Alberto Grincho Cardoso Perestrelo nasceu em 25 de Novembro de 1960, em Portalegre, tem 56 anos de idade e 37 anos de serviço. Foi promovido ao actual posto em 4 de Novembro de 2013.

É oriundo da Arma de Infantaria e está habilitado com os cursos curriculares de carreira, o Curso de Estado-Maior e o Curso de Promoção a Oficial General. Possui entre outros, o Curso de paraquedismo militar, Instrutor de páraquedismo, Saltador Operacional de Grande Altitude, Instrutor Comando / Forças Especiais e o curso de “Rangers” dos Estados Unidos da América.

Ao longo da sua carreira prestou serviço em várias Unidades, Estabelecimentos e Órgãos do Exército e das Forças Armadas. Ingressou em 1985 no Corpo de Tropas Páraquedistas da Força Aérea, onde esteve integrado até à sua extinção no final de 1993. Nesse período esteve colocado em todas as unidades territoriais deste Corpo de Tropas (Tancos, Monsanto e S. Jacinto) e exerceu diversas funções de Comando e Estado-Maior em subunidades de instrução e operacionais da então Brigada Ligeira Páraquedista. Em 1993/94 desempenhou uma missão no estrangeiro como Observador Militar na missão da UNPROFOR no teatro de Operações da ex. Jugoslávia.

Em 1995, é colocado na Divisão de Operações do Estado-Maior do Exército. De 1997/2000, é nomeado para um cargo internacional no Estado-Maior da EUROFOR em Florença – Itália.

Em 2001 exerce as funções de Comandante do Batalhão de Instrução da Escola de Tropas Aerotransportadas e em 2004 é nomeado Chefe do Estado-Maior da Brigada Aerotransportada Independente, hoje designada por Brigada de Reacção Rápida.

Em 2006 assume as funções de Comandante da Escola de Tropas Páraquedistas e em 2008 foi nomeado Chefe do Estado-Maior do Comando Operacional das Forças Terrestres, cargo que desempenhou até 2010.

De 2011 a 2013 desempenhou as funções de 2º Comandante da Brigada de Reacção Rápida e em Dezembro de 2013 assume as funções de Director de Doutrina do Exército até 2014.

Por Despacho do general CEME de 08 de Outubro de 2014, é nomeado Comandante da Brigada de Reacção Rápida, cargo que assume em 17 de Outubro de 2014.

Da sua folha de serviços constam 13 louvores, dos quais 4 concedidos pelo General Chefe do Estado-Maior do Exército, 5 por outros oficiais generais e 4 por outras entidades.

Possui, ainda, várias condecorações de que se salientam, a Ordem Militar de Aviz (Grau-Grande Oficial), 3 Medalhas de Prata de Serviços Distintos, 1 Medalha D. Afonso Henriques de 1ª Classe e as Medalhas de Mérito Militar de 1ª e 3ª Classe.

É casado com Lucinda da Conceição Marques Ferreira Perestrelo, e tem dois filhos.