Município de Machico promove Semana Ambiente + Energia

Segundo uma informação prestada pelo Município de Machico, arrancou ontem mais uma edição da Semana “Ambiente + Energia | Machico”, com várias “eco-actividades” a decorrer no concelho.

Esta iniciativa decorre no âmbito do Dia Mundial da Energia (29 de Maio) e do Dia Mundial do Ambiente (5 de Junho), promovendo-se um conjunto de acções associadas ao tema ambiental e energético, ao longo de vários dias, refere a edilidade.

O programa teve início no dia 29 de Maio, com a abertura da exposição de veículos eco-eficientes (veículos eléctricos/GPL e bicicletas eléctricas), no Largo da Igreja, patente até dia 1 de Junho. No dia 31 de Maio realiza-se uma mesa redonda sobre energia com o convidado Filipe Oliveira da AREAM, pelas 17h no Largo da Igreja.

Na semana seguinte, no dia Mundial do Ambiente – 5 de Junho, realizar-se-ão os Jogos do Ambiente na EB 2,3 do Caniçal e abertura da Exposição “Lobo-Marinho” na Biblioteca de Machico pelas 15h, da responsabilidade do Instituto de Florestas e Conservação da Natureza da RAM, refere o edil Ricardo Franco. Os Jogos do Ambiente repetem-se no Infantário Rainha Santa Isabel no dia 7 de Junho.

No programa estão também previstas duas limpezas, a da Praia de São Roque no dia 6 de Junho, pelas 10h30, numa organização do Museu da Baleia/Escola Básica e Secundária de Machico e com o apoio da autarquia. A 16 de Junho a limpeza é do fundo marinho no Porto de Recreio de Machico, pelas 9h.

No domínio das palestras e conferências, terão lugar no Solar do Ribeirinho no dia 8 de Junho, pelas 17h, as “Conversas do Solar” com o tema “Riscos Naturais no Concelho de Machico”, cujo orador será Ilídio Sousa, da Associação Insular de Geografia. Ainda a 9 de Junho terá lugar a palestra “O lobo-marinho, a Foca mais rara do Mundo”, na Biblioteca Municipal de Machico, pelas 10h30, da responsabilidade do Instituto de Florestas e Conservação da Natureza da RAM.