Madeira associa-se à “Semana Verde” da Europa

Foto: IFCN

A Semana Verde 2017 é o maior evento anual para debater e discutir a política ambiental europeia. É organizado pela DG Ambiente da Comissão Europeia atraindo responsáveis políticos, ambientalistas, stakeholders, de toda a Europa e do mundo.

Este ano será comemorada de 29 de maio a 2 de junho incidindo-se sobre o tema “Empregos verdes para um futuro mais verde”, onde permitirá discutir de que forma é que as políticas da União Europeia criam empregos sustentáveis e contribuem para o crescimento económico, sustentável e socialmente responsável na Europa.

O Instituto das Florestas e Conservação da Natureza (IFCN), IP-RAM irá juntar-se às comemorações deste evento, através da realização de uma campanha Facebook dando a conhecer os valores naturais incluídos na rede ecológica europeia que é a Rede Natura 2000, dando enfoque:

-aos sítios da Região Autónoma da Madeira que pertencem à rede europeia;

-dinamização de um passatempo de fotografia, de forma apelar que a população em geral promova um sítio da rede natura 2000 enviando uma fotografia por mensagem privada para o facebook institucional, com o símbolo do voo da borboleta (imagem associada às comemorações), sendo criado posteriormente uma galeria designada “Natura 2000”;

-realização de atividade pedagógica: atelier infantil “Dá cor à vida!”.

Este atelier infantil destina-se aos alunos do pré-escolar e 1ºciclo e visa esclarecer os mais novos sobre o que são os sítios Rede Natura 2000, explicando a razão da sua existência e importância.

Haverá, assim, uma visita guiada pelo jardim do Núcleo dos Dragoeiros e a realização de um trabalho de expressão plástica alusivo ao logo Natura 2000 Day.

Os docentes interessados em participar com os seus alunos nesta atividade deverão contactar o Núcleo dos Dragoeiros das Neves – IFCN (291 795 155).

Programa:

29 maio a 2 junho – campanha facebook institucional REDE NATURA 2000 https://www.facebook.com/IFCNIP/?hc_ref=SEARCH&fref=nf

29 maio a 2 junho  – Implementação de um passatempo de fotografia através do facebook institucional, intitulado: “Porque cada gesto tem força – o bater de asas de uma borboleta pode mudar o mundo”;

29 de maio a 9 junho – dinamização de ateliers infantis educativos, intitulado “Dá cor à vida!” que decorrerão no Núcleo dos Dragoeiros das Neves – IFCN, IP-RAM.