Descida da Encumeada em carros de pau a 28 de maio

A Serra de Água recebe a 1.ª prova do Campeonato Regional de Carros de Pau de 2017, a decorrer no próximo dia 28 de maio.
Numa extensão de 3,8Km os concorrentes poderão desfrutar, pela primeira vez, de uma das estradas mais emblemáticas da Madeira, iniciando a prova junto ao Hotel Encumeada e terminando junto à Tasquinha da Poncha.
A Casa do Povo da Serra de Água volta a inovar nas atividades da freguesia tentando reforçar a valorização das tradições locais e assim incentivar ao desenvolvimento da freguesia. Mediante o envolvimento dos diversos parceiros, onde se inclui o comércio local, os organizadores pretendem maximizar a identidade do povo através da importante área cultural.
Nesta parceria com a Associação Recreativa e Cultural dos Amigos de Carros de Pau de Água de Pena, a Casa do Povo leva para a freguesia a primeira edição desta prova regional, que terá como objetivo tentar que os locais restabeleçam esta tradição na freguesia.
Relembre-se que esta era uma das brincadeiras dos nossos jovens até à década de 80.
Os carros em prova são produzidos artesanalmente, muitas vezes pelos próprios concorrentes, com recurso a diversas técnicas que se centram no desenvolvimento de um sistema de travões e direção, normalmente recorrendo a um cabo de aço para os travões, ligando um pedal na frente do carro a uma chapa metálica ou de madeira na parte traseira das rodas, e uma corda para a direção ligando um volante às extremidades do eixo frontal.
Esta prova será cronometrada e com direito a uma cerimónia de entrega de prémios aos vencedores das diversas categorias em prova.
No final haverá um convívio oferecido por um dos patrocinadores.
A Casa do Povo da Serra de Água contará com vários parceiros, desde logo a Associação de Carros de Pau de Água de Pena (ARCACP AP), Associação da Madeira de Desporto para Todos (AMDT), Secretaria Regional de Educação (SRE), Secretaria Regional da Inclusão e Assuntos Sociais (SRIAS), Câmara Municipal da Ribeira Brava, Junta de Freguesia da Serra de Água, Hotel Encumeada, Tasquinha da Poncha, Bar Paulinos, Moriano Automóveis e Empresa de Cervejas da Madeira.