Professores em congresso

Arrancou ontem o 12.º congresso dos professores da Madeira.

O evento trouxe à Região o atual e o ex-secretário-geral da CGTP, Arménio Carlos e Carvalho da Silva, assim como o líder da Fenprof, Mário Nogueira.

Fotos SPM.

Os congressistas discutem a ética da profissão e a sua relação com o sindicalismo.

Na abertura do evento houve música. Veja o vídeo em https://www.facebook.com/SPMadeira/videos/1737481616267683/

Na sessão de abertura estiveram ainda presentes o secretário regional da educação e o presidente da Câmara do Funchal.

O 12º Congresso do Sindicato dos Professores da Madeira (SPM) tem isncritos cerca de duzentos participantes, oriundos de todos os concelhos da Região e representando os diferentes setores de ensino.

A assembleia magna do SPM prolonga-se até hoje, sob o lema “Ética, Docência e Sindicalismo: sentidos, razões e consequências”

A sessão de abertura teve início com a atuação do músico e professor do conservatório, Laszlo Szepesi, que tocou duas peças de Johann Sebastian Bach em violoncelo.

André Escórcio é o presidente da Mesa da Assembleia Geral do SPM.

Ontem à tarde houve a apresentação e discussão da moção de orientação para o triénio 2017/2020 e um painel temático dedicado à Ética e Direito do Trabalho, protagonizado por Brício Araújo, Presidente do Conselho Distrital da Ordem dos Advogados, e Rui Assis, advogado do Sindicato dos Professores do Norte, especialista em direito administrativo.

Hoje realizam-se os seguintes painéis: Ética e sindicalismo na construção da consciência cívica; A construção da ética em contexto escolar;

A partir das 14:30 realiza-se a assembleia geral de sócios que votará a Carta Ética proposta pela direção do SPM;

Os trabalhos prosseguem com uma conferência de encerramento as 17:00 pela professora Isabel Baptista da Universidade Católica, sendo o encerramento as 18:00 feito com a presença de Irineu Barreto (Representante da República para a RAM), Mário Nogueira (Secretário Geral da FENPROF) e Francisco Oliveira (coordenador do SPM).

O 12º Congresso dos Professores da Madeira esta a ser transmitido em direto, através do youtube, via página electrónica do sindicato (www.spm-ram.org) e página de facebook (https://www.facebook.com/SPMadeira )