Nanomateriais: Equipa de professores de universidade chinesa está na Madeira

No âmbito do protocolo de colaboração científico-tecnológico, entre a Universidade da Madeira (UMa) e a Universidade de Donghua (DHU), Xangai, China, nos dias 18 a 20 de Maio, uma equipa de Professores da Universidade de DHU, liderados pela Professora Meifang Zhu, Presidente do Colégio de Ciências e Engenharia de Materiais e Diretora do Laboratório Nacional de Modificação Química de Fibras e Materiais Poliméricos, visitará a UMa e o Centro de Química da Madeira (CQM), para análise dos resultados obtidos e para perspetivar o futuro trabalho de colaboração.

Ainda no âmbito desta visita, na sexta-feira, dia 19 de Maio, pelas 15 horas, no anfiteatro 10, serão proferidas três conferências, com entrada livre, sobre a temática dos usos e aplicações dos nanomateriais.

A UMa e o CQM, ao abrigo da Cátedra Santander, desenvolvem desde 2010 uma colaboração muito estreita com a Universidade de Donghua na área dos nanomateriais para aplicações biomédicas.

Desta colaboração resultaram, para além de um número muito significativo de publicações conjuntas em jornais de elevado fator de impacto, a aprovação de vários projetos de investigação em parceria, e a troca de investigadores e de alunos de mestrado e doutoramento entre as duas instituições.

No seguimento desta visita, em finais de junho, dois investigadores seniores do CQM irão se
deslocar à Universidade de Donghua, para a realização de trabalho de investigação e para ministrar aos alunos de doutoramento e mestrado do Colégio de Ciências e Engenharia de Materiais, um conjunto de seminários sobre a temática da síntese e caracterização de nanomateriais para aplicações biomédicas.