“Ponto e Vírgula” premeia escolas da Madeira no Concurso Grande Ideia

A presidência do Governo Regional distinguiu hoje os vencedores do Concurso Grande Ideia, uma iniciativa da Secretaria Regional da Educação, com os parceiros Diário de Notícias da Madeira e “La Vie”, publicada ao longo do ano nas páginas do matutino madeirense através do suplemento  Ponto e Vírgula.

Os alunos das várias escolas secundárias têm colaborado, ao longo do ano letivo, com inúmeros trabalhos inéditos, nas categorias de vídeo, reportagem, poesia, ilustração, pesquisa histórica e fotografia. Estes trabalhos foram deixados à consideração de um júri externo que os apreciou e atribuiu as respetivas classificações.

No computo geral, tendo por base o total agregado por escola, a Escola Secundária Francisco Franco obteve o primeiro lugar no Concurso, ficando em segundo lugar a Escola Básica e Secundária Lucinda Andrade (São Vicente), e em terceiro lugar a Escola Secundária Jaime Moniz. Seguem-se, por ordem, os restantes lugares:  Escola Básica e Secundária da Calheta, Escola Padre Manuel Álvares Cabral (Ribeira Brava), Escola da APEL, Escola Básica e Secundária de Machico, Escola Dr Luís Maurílio da Silva Dantas (Carmo, Câmara de Lobos), Escola Bispo D. Manuel Ferreira Cabral (Santana), Escoa Básica e Secundária do Porto Moniz, Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco, EBS Dr Francisco de Freitas Branco (Porto Santo), EBS de Santa Cruz, EBS Dr Ângelo Augusto da Silva e EBS da Ponta do Sol.

As direções executivas das escolas, na pessoa dos presidentes, foram também distinguidos pelo contributo que deram a esta iniciativa da SRE.

O presidente do GR salientou que é fundamental dar sequência a este suplemento que tem por objetivo levar os estudantes a pensarem “fora da caixa”, ou seja, para além do currículo.

Na categoria da Fotografia, o primeiro prémio foi para Eva Freitas, da ES Francisco Franco, seguida do 2.º prémio, para Rosário Correia, da ES Jaime Moniz, e 3.º prémio, para João Jesus, da EBS Machico.

Na rubrica conto, Filomena Ferreira ganhou o primeiro prémio, da EBS Gonçalves Zarco, ficando em 2.º lugar Afonso dos Santos, da APEL, e em 3.º Rodrigo Costa, da ES de Francisco Franco.

Na investigação histórica, o primeiro prémio foi conquistado por Hannah Ribeiro, da EBS da Calheta, seguido de Diogo Aguiar, da ES Francisco Franco, e 3.º para João Jesus, da EBS de Machico.

Na ilustração, o 1.º lugar foi para Rodrigo Costa, ES Francisco Franco, Érica Andrade no 2.º lugar, da EBS Lucinda Andrade e, 3.º para Mário Mora, EBS da Calheta.

Ña poesia, o primeiro prémio foi conquistado por Juliana Vieira, aluna da ES Jaime Moniz, o 2.º, por Leandro Cardeira, EBS Francisco Freitas Branco, e 3.º Cora Franco, da EBS Dr Ângelo Augusto da Silva, com Alexandre Freitas, da EBS Gonçalves Zarco.

Na reportagem, o primeiro prémio foi para João Pedro, da EBS  Dr Francisco Freitas Branco, e Diogo Silva, ES Padre Manuel Álvares, e 3.º para Ana Sousa, da EBS do Porto Moniz.

No vídeo, o primeiro lugar foi para Érica Andrade, Norberto Santos e Pedro Ferreira, da EBS Lucinda Andrade, seguido dos alunos Andreia Faria, Denis Santos, Laura Vieira, Miguel Freitas e Sofia Trindade, da Escola S. Jaime Moniz e, por fim, em terceiro lugar, João Lucas, da ES de Francisco Franco.

O suplemento com os vencedores foi já publicado.