Bruno Pereira em jornadas de trabalho com Açores, Canárias e Mauritânia

O director regional dos Assuntos Europeus e Cooperação Externa, Bruno Pereira, está a participar durante esta semana, como orador, nas jornadas de trabalho do Projecto HEXAGONE, que decorrem  em Nouakchott, na Mauritânia, onde fará uma apresentação sobre a Madeira e as respectivas potencialidades e prioridades da RAM para a efectivação de parcerias com entidades daquele país, refere uma nota à comunicação social.

Note-se que a RAM, através da Secretaria Regional dos Assuntos Parlamentares e Europeus, é parceira no projecto estratégico HEXAGONE no âmbito do Programa Operacional de Cooperação Madeira-Açores-Canárias. Neste programa participam ainda  três países convidados: Mauritânia, Senegal e Cabo Verde.

O objectivo essencial do projecto é dinamizar a cooperação com os países terceiros do Programa e estabelecer mecanismos que facilitem a concertação entre o FED-FEDER. Na vertente da dinamização da cooperação, os parceiros do projecto desenvolverão, em articulação com a Autoridade de Gestão, actividades dirigidas ao reforço do conhecimento mútuo das várias entidades, ao networking dos agentes públicos e privados do espaço, à identificação e criação de projectos com a participação daqueles países, bem como  actividades orientadas para a melhoria da visibilidade do Programa por parte dos Países Terceiros, nomeadamente através da apresentação de projectos já desenvolvidos ou em desenvolvimento.

Nestas jornadas, serão igualmente apresentados os projectos que foram aprovados na 1ª convocatória Programa de Cooperação Madeira – Açores – Canárias e que estejam a ser desenvolvidos em parceria com a Mauritânia, bem como reforçar o contacto com estas entidades.

Refira-se que o Projecto HEXAGONE ajuda ao financiamento das iniciativas de cooperação que já levaram o secretário regional Sérgio Marques a Cabo Verde, e que resultarão na próxima semana na assinatura de protocolos de cooperação com aquele país africano de expressão portuguesa.