Saiba quais as (prováveis) razões do ciberataque mundial que ocorreu na sexta-feira

|AF|

Na última sexta-feira, dia 12 de maio de 2017, cerca de 150 países foram alvo de um ataque informático através de um vírus do tipo Ransomware que aproveita uma falha do Windows -anunciada pela Microsoft em Março- e que nesse mesmo mês distribuiu uma atualização de segurança que retificava a falha em causa.

Dois meses depois da distribuição da retificação da falha de segurança milhares de computadores foram infetados e a informação contida nesses computadores foi encriptada. Para obterem a informação de volta o ou os piratas solicitam quantias de cerca de $300 pela código de desencriptação.

Qual a razão do ciberataque mundial que ocorreu na sexta-feira?

A primeira razão prende-se com o facto dos computadores em causa utilizarem o sistema operativo Windows. Já pensou utilizar um sistema operativo que não seja Windows e que seja gratuito? Linux, Android, Outro, …

A segunda razão é que a atualização de segurança produzida pela Microsoft não foi instalada nos computadores em causa. Muitas pessoas dizem que “não têm tempo para instalar as atualizações”.

Uma outra possível razão consiste na utilização de um sistema windows não original e desta forma não é possível fazer as atualizações… nesta situação não comprar o windows original terá ficado mais caro!

A quarta razão prende-se com o facto dos computadores infetados, além da segunda e terceira razões já referidas, não terem um bom antivírus instalado, como por exemplo um produto da Kaspersky.

Muitas pessoas acham que um antivírus pago é caro mas é nestes casos que vale a pena a aposta.