Mercado Quinhentista de Machico conta com três grupos do continente

Boca de Cão

A XII edição do Mercado Quinhentista de Machico, que se realiza nos dias 2, 3 e 4 de Junho, subordinada à temática “A Construção Naval” contará este ano com a participação de três grupos continentais, nomeadamente a Companhia Boca de Cão, os Sons da Suévia e a Companhia de Teatro Vivarte.

A Companhia Boca de Cão surgiu do amor às artes plásticas e ao teatro de rua, que tomou forma em 2013 no espectáculo de marionetas – Agostinho e Felicidade – o qual passou por várias cidades em Portugal e Espanha. Da vontade de continuar a apresentar criações específicas para a rua e de desenvolver um universo próprio de fusão da estética rural e tradicional com a contemporaneidade, Hugo Ribeiro e Joana Domingos fundaram a Boca de Cão no início de 2015 no Festival Internacional Mar-Marionetas de Espinho, onde estreiam “Alforria” em 2016 e “Toque de Caixa” em 2017.

Já os Sons da Suévia são um grupo de música oriundo de Braga que exibe o seu trabalho maioritariamente em feiras medievais e outras recriações históricas. O seu repertório tem influências de música medieval, música celta e folclore do noroeste peninsular. Têm percorrido Portugal de norte a sul e actuado em feiras medievais de renome em Espanha, Itália e França desde 2005, permitindo-lhes crescer e conhecer muito do que se faz neste ramo. Conhecidos pelo espírito alegre e animado com que fazem os seus espectáculos, os Sons da Suévia lançaram o ano passado o seu primeiro álbum de nome “Prelúdio”.

A Companhia de Teatro Viv’Arte, por seu turno, com 28 anos de experimentalismo nas lides da Recriação Histórica, tem acompanhado o Mercado Quinhentista ao longo do seu crescimento. Nesta edição, estarão novamente presentes com 16 elementos, destacando-se os Espectáculos de Fogo que se realizarão na sexta e no sábado pelas 23:30 e os Torneios a Cavalo que vão efectuar pelas 19:00 no sábado e no domingo.

A estes três grupos do continente juntar-se-ão  44 grupos de dança, música, teatro e artes circenses de toda a região, perfazendo um total de 600 elementos, pelo que a animação nesta XII edição está mais que garantida. O projecto Mercado Quinhentista de Machico assume-se como o maior evento organizado por uma escola e conta nesta edição com cerca de 1200 figurantes, 70 tendas e uma identidade única, tendo conseguido envolver ao longo dos anos várias escolas, associações e instituições do concelho e fora dele e contagiado todos os que o visitam.