Papa peregrino em Fátima apela à Paz na Língua Portuguesa e deixa madeirenses comovidos

Fotos Bela Bárbara. Ver o Papa de perto é uma emoção “indescritível”.

O Papa está em Fátima e os madeirenses que acompanham Sua Santidade nesta deslocação a Portugal não têm palavras para descrever as emoções. Apesar da pressão e das apertadas regras de segurança, ver o Papa Francisco passar junto à multidão foi o momento mais alto do dia.

“O mundo está aos pés da mãe, Nossa Senhora”, é assim que nos descreve uma madeirense, Bela Bárbara, que vive com grande devoção este momento histórico, desde a chegada do Papa até às saudações aos peregrinos. As palavras pouco ou nada expressam o momento de profundidade na fé que se vive em Fátima, com tão nobre e abençoada figura como é o Santo Padre.

A chegada ao Santuário, esta tarde.

Outro momento significativo teve a ver com o silêncio do Papa Francisco diante da imagem de Nossa Senhora de Fátima, onde rezou pela Paz no mundo, na Capelinha das Aparições. Rezou em silêncio, ofereceu flores de ouro a Nossa Senhora e fez a sua primeira declaração pública em português: “Peregrino da Paz que neste lugar anuncias, louvo a Cristo, nossa paz, e para o mundo peço a concórdia entre todos os povos”. A multidão acompanhou Francisco em silêncio e depois com cânticos de “Aleluia!”

in agencia Ecclesia.

O Sumo Pontífice enalteceu também o papel dos pastorinhos, Jacinta e Marta, que serão este sábado formalmente canonizadas, por ocasião do centenários das aparições.

Entre o silêncio e a fé, os peregrinos vivem momentos únicos de devoção que se prolongam esta noite com a Procissão das Velas e amanhã com a canonização dos pastorinhos. Nos ouvidos dos peregrinos, o apelo intenso do Santo Padre à concórdia entre os povos, na Língua Portuguesa.