Sérgio Marques preside a Dia da Madeira em Londres e reúne-se com Consul-geral

Fotos DR

O Secretário Regional dos Assuntos Parlamentares e Europeus, Sérgio Marques prosseguiu a sua visita ao Reino Unido  tendo mantido encontros nos últimos dia vários encontros com instituições ligadas à diáspora madeirense naquele País.

Desde logo participou nas festividades do Dia da Madeira em Londres, numa organização do Centro Cultural Madeirense naquela cidade.  Presidiu igualmente, no Dartford – FCS Princes Park Stadium, à entrega de prémios do jogo Clube Sancruzense de Londres Vs Sabanoh97.

No dia do Trabalhador visitou a Comunidade Madeirense em Crawley, tendo sido o primeiro Governante a visitar esta comunidade. Foi recebido na  Associação Portuguesa em  Crawley, pelo seu presidente, Lino dos santos, tendo seguidamente estado presente numa festividade realizada no restaurante Leo’s Tapas, propriedade de um casal madeirense.

Esta manhã esteve reunido com a Senhora Cônsul-geral de Portugal em  Londres, Joana Gaspar, tendo sido discutida a situação dos emigrantes Madeirenses naquelas paragens, e as preocupações inerentes à saída do Reino Unido da União Europeia.

Abordada foi igualmente o facto deste país servir, há alguns anos, de destino de segunda emigração, por parte de emigrantes madeirenses que já se encontravam deslocados em países terceiros. Nomeadamente África do Sul na década passada e com o actual fenómeno de saída da Venezuela.

O Secretário regional tem visitado, igualmente, empresas de emigrantes madeirenses constatando a sua capacidade de integração e empreendedorismo, num meio extremamente competitivo e, por vezes, adverso.