Governo Regional diz-se preocupado com linha aérea para o Porto Santo e reclama junto do Estado português

 

A Secretaria Regional da Economia, Turismo e Cultura informa que voltou a insistir, através de Oficio endereçado ao Ministério do Planeamento e das Infraestruturas, no encontro de uma solução urgente, por parte do Estado Português, tendente a assegurar as ligações aéreas entre a Madeira e o Porto Santo, enquanto se aguarda que seja lançado, precisamente pela República, o concurso público para a nova concessão de Serviços Aéreos Regulares nesta rota.

Apreensivo «com os atrasos consecutivos neste processo» e com o que classifica como sendo «uma profunda insensibilidade da República face às necessidades da população residente naquela ilha», o secretário regional da Economia, Turismo e Cultura, Eduardo Jesus, exige, ao Estado Português, uma posição oficial «que acautele o interesse público desta ligação, sobretudo quando falta um mês para que termine a actual concessão e ainda não se vislumbram quaisquer soluções para o problema, pese embora as insistências da Região neste dossiê», realça um comunicado do Governo Regional.

Segundo o mesmo, Eduardo Jesus não compreende a falta de resposta do Governo da República e é taxativo ao afirmar que «a população residente não poderá ser prejudicada por atrasos que são, única e exclusivamente, da responsabilidade da governação nacional», num processo em que a Região tem vindo a insistir há quase um ano e «para o qual contribuiu, antecipadamente, precisamente para evitar este desfecho».

Neste momento, prossegue, «já não é possível comprar viagens aéreas para a ilha do Porto Santo, a partir do dia 4 de Junho, o que naturalmente compromete não apenas a mobilidade interna como a própria economia regional, numa altura em que se inicia a época alta», conclui.


Descubra mais sobre Funchal Notícias

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.