Via rápida para o Estreito de Câmara de Lobos inaugurada no dia da liberdade

Fotos Funchal Notícias.

Na próxima terça-feira, 25 de abril, Dia da Liberdade, às 12 horas será inaugurada a tão desejada via rápida Câmara de Lobos/Estreito de Câmara de Lobos.

Conforme já demos conta, a obra esteve parada por falta de financiamento mas foi retomada na parte final do mandato do último Governo Regional, em Março de 2015.

Na altura, já tinham sido executados trabalhos no valor de 17 milhões de euros.

A obra está concluída e os habitantes do Estreito de Câmara de Lobos e do Jardim da Serra já começam a perceber que a distância para Câmara de Lobos e para o Funchal será encurtada.

Recorde-se que, ainda durante a vigência do plano de austeridade (PAEF-RAM), a via rápida para o Estreito, com um custo de 61 milhões de euros foi a única que recebeu ‘luz verde’ da União Europeia para ser concluída.

Foram construídos viadutos, túneis e muros de contenção.

Só para a “Assessoria à Fiscalização da Empreitada de Construção da Via Rápida Câmara de Lobos–Estreito de Câmara de Lobos” foram 579 mil euros.

Na fase de construção, alguns partidos políticos, designadamente o PS-M solicitaram ao Governo Regional a criação de uma acessibilidade para a comunidade que vive no sítio da Vargem.

Com efeito, foi necessário ‘rasgar’ a montanha assim como caminhos e veredas secundárias que, no entanto, foram repostos… pelo menos a maioria deles.

Uma vez no Estreito, a próxima reivindicação é prolongar a via até ao Jardim da Serra.