Junta de São Roque salienta que as obras que fez já beneficiam 38 casas e 170 pessoas

A Junta de Freguesia de São Roque refere em comunicado que as quatro obras realizadas pela mesma, no âmbito da iniciativa ‘Sítio a Sítio’, já beneficiam um total de 38 casas e 170 pessoas, faltando ainda realizar as oito restantes intervenções.

O balanço foi feito ontem durante uma visita do presidente da referida Junta, Pedro Gomes, acompanhado pelo restante executivo, a quatro sítios onde foram realizadas as intervenções mais urgentes, com vista a melhorar a acessibilidade e a mobilidade dos moradores.

No Beco da Ribeira de Santana, assevera o órgão de poder local, foi feita a reparação integral do pavimento com uma extensão de 80 metros, beneficiando 10 casas e mais de 40 pessoas. O executivo dirigiu-se depois à Travessa dos Pereiras e às Escadinhas dos Pereiras, onde foram colocados varandins de apoio, destinados aos 20 moradores.

No Beco do Calhau foi colocado um varandim de apoio para facilitar a mobilidade dos 12 moradores que ali vivem.

Também na Vereda do Salão a Junta colocou uma varanda de protecção para os cerca de 100 moradores das 20 casas daquele local, varandim esse que serve também outras pessoas e os vários automóveis que passam naquela vereda.

Este é o balanço de 4 intervenções finalizadas das 12 obras previstas nesta freguesia e que irão estar concluídas até o final do mês de Maio, no âmbito da iniciativa ‘Sítio a Sítio’.

No ‘Sítio a Sítio’ a Junta de Freguesia de São Roque desloca para diferentes locais todos os serviços e actos que normalmente só podem ser realizados naquele organismo autárquico, nomeadamente inscrições no Pólo de Emprego, entrega de atestados, inscrições em actividades e acções de formação.

A iniciativa que passará por 12 sítios diferentes visa, ainda, identificar intervenções essenciais em cada uma das localidades e visitar algumas habitações mais degradadas que necessitam de obras urgentes, “para que uma semana depois se possam iniciar as obras”.

Até o momento já foram feitos mais de 400 atendimentos nesta Junta de Freguesia que é ‘deslocalizada’ quinzenalmente numa tenda para um sítio diferente. Entre as 10h00 e as 18h00, o executivo e os administrativos ouvem as reclamações das pessoas, fazem inscrições no Pólo de emprego, fazem as inscrições para as diferentes iniciativas desenvolvidas pela Junta de Freguesia, recebem inscrições para acções de formação, passam atestados, entre outros actos.

Pelas 19h00 decorre a reunião semanal do executivo da Junta de Freguesia de São Roque no ‘Sítio a Sítio’, na qual a população é convidada a participar para que possa expor os seus problemas e possa contribuir para um melhor funcionamento da freguesia, salienta.