Serviço educativo do museu ‘Mudas’ promove “oficina criativa para famílias”

 

Segundo uma informação da Secretaria Regional da Cultura, o Serviço Educativo do MUDAS. Museu de Arte Contemporânea da Madeira vai organizar, em parceria com o atelier de cerâmica BarroCru, uma oficina criativa orientada especificamente para famílias.

Esta actividade, diz-se, tem por ambição proporcionar outra forma de experienciar o Museu, convidando as famílias a passar uma manhã de Páscoa, muito especial, no MUDAS. Enquadrando-se na programação pedagógica de férias de Páscoa esta oficina de modelação em barro terá lugar no próximo sábado, 15 de Abril, entre as 10h30 e as 13h30 e será orientada pelo ceramista Miguel Ramos.

Miguel João Ramos nasceu no Funchal em 1975. Foi por influência do seu avô materno que iniciou o seu percurso nas artes da cerâmica. Em 2001, partiu para o Alentejo, onde em 2004 obteve formação em pintura de cerâmica, no Centro de Artesãos do Alentejo, em Reguengos de Monsaraz, numa parceria com o Instituto de Emprego e Formação Profissional. Em 2008 ingressou no curso de cerâmica criativa do Centro de Formação Profissional para a Indústria de Cerâmica (CENCAL), nas Caldas da Rainha. Entre 2010 e 2012, participou nos projectos Land’art Sintra/Cascais, V.N.Gaia/ Parque da Lavandaria e Zaragoza, Muel /2012. Após conclusão do curso no CENCAL, frequentou um estágio profissional na Olaria Norberto Batalha. Em 2014, regressou à Madeira, onde se estabeleceu, criando a oficina de cerâmica BarroCRU.

O museu ‘Mudas’ disponibiliza, habitualmente, um conjunto de actividades pedagógicas preparadas em torno do seu programa expositivo, refere-se. O objectivo declarado é o de contribuir para a captação de público e fidelizá-los, através de uma acção dinâmica e de proximidade à comunidade que apele ao debate criativo, à reflexão e à partilha de conhecimentos e experiências transversais às temáticas da arte, arquitectura, ambiente e cidadania. Além das tradicionais visitas orientadas, o programa educativo inclui, entre outras actividades, a dinamização de ateliers de expressão plástica de curta duração, oficinas criativas, workshops temáticos e actividades para ocupação de férias.

As inscrições nesta actividade podem ser feitas por telefone (291820900) ou através do e-mail mudas@madeira.gov.pt