Autoridade Marítima alerta para cuidados nas idas à praia nas férias da Páscoa

praia formosa
Numa época em que ainda não há vigilância nas praias, a Autoridade Marítima alerta para cuidados a ter na Páscoa.

A Autoridade Marítima alerta, em comunicado, para o bom tempo que se fará sentir neste período da Páscoa e para os cuidados a ter nas idas às praias, o que deverá acontecer nas habituais férias que as famílias preparam.

Neste sentido, é relembrado que a época balnear de 2017 ainda não se iniciou, encontrando-se as praias sem vigilância e sinalização, pelo que se alerta “para o perigo de se adotarem comportamentos de risco, devendo existir maior atenção nas medidas de prevenção e segurança.

O comunicado da Autoridade Marítima chama a atenção para determinados procedimentos a ter para quem frequente praias ou espaços balneares na Região, nomeadamente:

  • Não vire as costas ao mar nem caminhe junto à linha de água da frente de praia. As zonas da frente de praia molhadas constituem um sinal que a água chegou recentemente àquele local, havendo risco nessa zona de ser arrastado por um eventual golpe de mar mais severo.
  • Mantenha as crianças sob permanente vigilância e não as deixe brincar nas zonas de maior exposição à rebentação nem junto à linha de água.
  • Tenha especial atenção quando entrar na água, tendo em conta os perfis de inclinação, de forma a evitar o arrastamento ou a exposição a aguaceiros.
  • Lembre-se que a temperatura da água do mar ainda é baixa, e que potencia o arrefecimento corporal.
  • Em caso de dúvida relativamente ao estado do mar ou caso não saiba nadar, não arrisque e evite entrar na água.