UMa e Tecnovia têm protocolo de colaboração que “já dá frutos”

Cláudio Gonçalves, aluno do 2º Ciclo de Estudos em Engenharia Civil da Universidade da
Madeira, apresentou na tarde do passado dia 3, no Edifício da Penteada, a sua dissertação de mestrado, desenvolvida no âmbito do protocolo de cooperação celebrado entre a Universidade da Madeira e a TECNOVIA MADEIRA, S.A., no final do ano de 2015.
Com o tema «Caracterização e classificação geomecânica de taludes rochosos. Aplicação a caso de estudo», o trabalho incidiu, entre outros aspectos, no acompanhamento e descrição dos processos de execução da obra de estabilização dos taludes sobranceiros à E.R. 222 no sítio da Rateira, situado no conselho da Ponta do Sol, de forma a entender todos os mecanismos presentes neste tipo de obras. Esta descrição foi precedida por uma caracterização geológica e geotécnica dos taludes em análise.
Segundo o autor da tese “foi com enorme satisfação que pude acompanhar a execução desta
obra, efectivamente integrado numa equipa de trabalho com uma vasta experiência na área”. Cláudio Gonçalves afirmou também que foi “muito gratificante poder aplicar os conhecimentos adquiridos ao longo dos anos de curso e adquirir outros novos, através do contato directo com a realidade de Engenharia Civil, constituindo assim uma mais-valia para a conclusão do curso e inserção na futura vida profissional”.
Congratulando-se com este desfecho e com a parceira estabelecida com a Tecnovia, o vice-reitor da UMa, José Manuel Baptista, salientou que “no âmbito da sua missão, a Universidade da Madeira tem como desígnio a promoção de iniciativas e acções visando o reforço de competências científicas, tecnológicas e de formação de recursos humanos que contribuam para o desenvolvimento da região e do país, em especial junto do tecido empresarial”.
Por sua vez, o administrador da empresa, Frederico Rezende, destacou que o “objectivo
principal da TECNOVIA MADEIRA, S.A é o de impor, de modo permanente, os mais exigentes padrões de qualidade a todas as atividades produtivas e processos profissionais em que está envolvida. Tendo como missão contribuir para o desenvolvimento das pessoas e do espaço geográfico da Região Autónoma da Madeira, através da gestão de projetos de Engenharia e de serviços e produtos integrados, é com naturalidade que é encarado o Protocolo de Cooperação com a Universidade da Madeira, servindo o mesmo de veículo para a valorização dos seus alunos.


Descubra mais sobre Funchal Notícias

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.