Presidente do Governo da RAM satisfeito com data das autárquicas; insiste em Bruxelas no potencial das RUP

*Com Rui Marote (em Bruxelas)

O presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, disse hoje concordar com a data escolhida pelo Governo central português para a marcação das eleições autárquicas, nomeadamente o dia 1 de Outubro. Era o que esperava, referiu aos jornalistas na capital belga, onde está presente para o Fórum das Regiões Ultraperiféricas da Europa.

Com Vasco Cordeiro e Corina Cretu

Entretanto, o apoio da União Europeia aos transportes constará do memorando a ser entregue amanhã ao presidente da Comissão Europeia, Jean Claude Junker. Deverá ser definida qual a intervenção nestes apoios da UE ao transporte de pessoas e bens, pelo que a presença do presidente da Comissão na sessão de amanhã é considerada importante.

Albuquerque sublinhou ainda a importância dos apoios financeiros da UE às regiões, algo que já referira na sua intervenção de hoje, e referiu que Corina Cretu a comissária europeia da Política Regional, é uma amiga da Madeira e a prova disso é a mesma ter despachado os necessários dossiers relativamente aos incêndios que afectaram a ilha. Por outro lado, Albuquerque salientou que Cretu lhe deu razão, na sua intervenção no Fórum, nomeadamente à opção de denominar ‘Cristiano Ronaldo’ o Aeroporto da Madeira, evento que, salientou, passou em todas as televisões europeias e do mundo.

Com Fernando Clavijo, presidente das Canárias

Por outro lado, opinou que a Europa tem nas Regiões Ultraperiféricas um potencial importante para ser aproveitado, mas necessitam de apoios ao investimento. As frotas de pesca estão impedidas de se renovarem, têm de ser apoiadas, sublinhou, repetindo uma ideia que focou na sua intervenção desta manhã. E os fundos de coesão têm de servir para apoios em qualquer actividade.

Amanhã, pelas 10h15, o secretário regional da Economia, Turismo e Transportes fará uma intervenção num dos painéis incluídos neste Fórum das RUP, conforme já noticiou o Funchal Notícias. Socorrer-se-á de um PowerPoint para expressar as suas ideias, que aparentemente serão apresentadas de improviso, sem discurso previamente escrito.

Também amanhã, às 15 horas, terá lugar a inauguração do gabinete de representação das regiões autónomas da Madeira e dos Açores em Bruxelas, presidido pelos presidentes destas Regiões. Açores e Madeira sublinham que esta uma prova de que os arquipélagos não estão de costas voltadas.

Rodolphe Alexandre, presidente da Guiana foi impedido de estar presente devido à ocorrência de protestos, cortes de estradas e manifestações na região que representa. Contou com a solidariedade expressa dos outros presidentes das RUP. Alexandre deveria fazer o discurso de encerramento do Fórum, amanhã, mas esse papel, aparentemente, pertencerá a Didier Robert, da ilha da Reunião, antecedendo uma intervenção de Karmenu Vella, comissário europeu do Ambiente, Assuntos Marítimos e Pescas.