Jaime Izquierdo Vallina lança livro na CMF

A 1 de Abril, às 11 horas, no Salão Nobre da CMF, decorrerá o lançamento do livro de Jaime Izquierdo Vallina “La gestión creativa del cabreo”.

Jaime Izquierdo Vallina é actualmente assessor da Ministra do Meio Ambiente, Rural e Marítimo das Astúrias, Espanha. É licenciado em Geologia pela Universidade de Oviedo e desenvolveu grande parte da sua actividade profissional no Governo do Principado das Astúrias, vinculado às áreas do meio ambiente, meio rural, gestão dos recursos naturais e desenvolvimento local.

É autor de diversos livros, tais como: El Regreso del señor Hoffman y otros relatos de ambiente entero; El país de Celso Amieva; Asturias, región agropolitana; La casa de mi padre; entre outros. Em 1991, recebeu o prémio Henry Ford para a Conservação do Património Natural e Cultural, e em 2003, o Prémio do Meio Ambiente da Fundação César Manrique.

A raiva (Cabreo) está definida como uma emoção negativa, e sempre foi historicamente relegada perante outras emoções com melhores tratamentos e mais “peso” na sociedade, por estarem vinculadas aos bons estados de alma, refere um comunicado. “Muitos dos grandes génios que tiveram ideias revolucionárias ou protagonizaram descobrimentos transcendentes, foram, em princípio, e antes de ficarem na história pelos seus feitos, personagens que sentiram raiva pois tiveram de lutar contra o estabelecido. Os avanços que alcançaram não teriam sido possíveis, sem primeiro, terem sentido fúria, e em segundo lugar, terem controlado a energia que a raiva provoca, domando-a, depurando-a e usando-a como combustível para o sucesso. “La gestión creativa del cabreo” aborda, de um ponto de vista diferente, a vontade de superar os danos causados por uma emoção que tanto inquieta a humanidade”.