Crónica Urbana: Costa disponível para inaugurar obras de ‘capela’

 

Rui Marote

Na Madeira tudo é inédito. Não há memória, em 40 anos de autonomia, nem no tempo “da outra senhora”, que um Primeiro-Ministro tenha aceitado vir à Madeira inaugurar obras de “sacristia”.
Alberto João Jardim esteve à frente dos destinos da Madeira e chegou a inaugurar em ano de eleições uma obra por dia. Conta-se pelos dedos de uma mão a participação de governantes do “rectângulo”. Há excepções: o aeroporto e uma central hidroeléctrica, quando existia a participação do governo central.
Recordo a ponte do Porto Novo, que teve a presença de mero espectador do ex-primeiro-ministro Cavaco Silva. No descerramento da placa comemorativa a redacção era a seguinte: Inaugurado por S. Exª o Presidente do Governo Regional da Madeira, Alberto João Cardoso Gonçalves Jardim. Tenho na memória as palavras de Cavaco em cima da ponte: “Jardim, qual era o percurso antes para o aeroporto?  AJJ apontou para a antiga ponte do Porto Novo com o estaleiro da central de betão fumegando ali ao fundo. Tínhamos de dar esta voltinha…! Cavaco de imediato “dispara”: ~”Jardim, para onde vais com tanta pressa…” Gargalhadas.
(Se estivéssemos à espera de Cavaco, ainda hoje continuávamos às voltinhas para chegar ao aeroporto num percurso de cerca de uma hora).
Enfim, foram raras as participações de governantes nacionais em inaugurações. Todos criticavam, quer fosse uma via rápida, um túnel, uma ponte, até um simples fontanário ou um beco.
Hoje aproveita-se a vinda do Primeiro-Ministro para inaugurar a loja do município e um edifício habitacional do bairro dos Viveiros, antecipando a participação na cerimónia de “renomeação” do aeroporto.
Não esqueçamos que António Costa já “inaugurou” o Lido (que já existia desde 1945) um ano atrás e que este ano comemorou-se o primeiro aniversário dessa “inauguração”, com direito a bolo e tudo, desta unidade balnear.
Se a moda pega, até o futuro acto eleitoral teremos muitas velas para apagar e cantar os parabéns.
Mas o presidente da República não fica atrás: até inaugura “padarias”.
Tudo é farinha do mesmo saco. Cafôfo tem “tiques” de Alberto João. Imitação perfeita de um ídolo que se “travestiu”de independente, quando a matriz é de raiz socialista, de punho fechado.
A Madeira saberá receber condignamente estas duas grandes figuras de Estado. António Costa expor-se-á a uma manifestação de lesados do Banif. Marcelo Rebelo de Sousa distribuirá os costumeiros beijos e abraços com selfies à mistura.
Será que não existem outros assuntos na agenda destes políticos que não seja inaugurar “capelas ” e distribuir beijos…!


Descubra mais sobre Funchal Notícias

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.