Temáticas do desenvolvimento turístico no mundo rural em debate no concelho de São Vicente

Foto retirada do cartaz da iniciativa da AICA

“As oportunidades do mundo rural no desenvolvimento do sector turístico” é o tema hoje em debate em São Vicente, no âmbito de uma conferência de Turismo que decorre na sala de conferências do hotel Monte Mar Palace, na Ponta Delgada. A organização é da direcção da Associação de Investigação Científica do Atlântico (AICA) e do município de São Vicente. A manhã foi preenchida com diversas comunicações, tendo a abertura estado a cargo de João Lemos, presidente da AICA, e do edil de São Vicente, José António Garcês. O primeiro painel da manhã de hoje, moderado por Vanda Bastos Martins, docente doutorada pela Universidade Gregoriana de Roma e membro da direcção da AICA, versou sobre a temática do desenvolvimento das áreas rurais, contando como oradora com Ana Maria Viegas Firmino, que proferiu uma alocução sobre o contributo do turismo em espaço rural para a dinamização desses locais. A palestrante é professora catedrática da Universidade Nova de Lisboa (Faculdade de Ciências Sociais e Humanas) e presidente da Associação Portuguesa de Ecologia da Paisagem.

Seguiu-se uma comunicação apresentada pelo engenheiro geólogo João Baptista Pereira da Silva, intitulada “Geodiversidade do concelho de São Vicente: conhecer e valorizar as nossas origens geológicas”. João Baptista, conhecido investigador e científico, pertence à Universidade de Aveiro e é representante da Progeo Portugal.

Já na tarde de hoje decorre o segundo painel constante do programa, que aborda, entre outros assuntos, a importância do património e do turismo no desenvolvimento dos espaços rurais. É esta a temática a que se encontra subordinada a comunicação de Alcina Sousa, docente na Universidade da Madeira e vice-presidente da direcção da AICA. Orador é, também, o convidado Alejandro Morales, docente na Universidade de Las Palmas (Canárias) e director do Departamento de História e Geografia daquele mesmo estabelecimento de ensino superior.

A intervenção final, que se realizará hoje às 16 horas, pertence a João Lemos Baptista, dirigente da AICA, e intitula-se “O impacto do património no desenvolvimento turístico do concelho de São Vicente”. João Lemos Baptista, além de presidente da direcção da AICA, é professor de Geografia.

Às 17 horas, haverá um debate que movimentará as opiniões dos participantes em torno das temáticas em discussão.