Karatekas do Naval conquistam três medalhas de bronze e uma de ouro no Campeonato Nacional – Fase Regional de Infantis, Iniciados e Juvenis

O pavilhão do Caniço acolheu no passado sábado, dia 18 de Março, o Campeonato Nacional – Fase Regional de Karaté de Infantis, Iniciados e Juvenis, na qual o CNF esteve presente com 9 atletas.

Nesta prova participaram os infantis Rodrigo Vasconcelos e Tiago Pestana, os iniciados Vera Fernandes, Inês Moniz, Rodrigo Silva e João Castro, e o juvenil Lucas Oliveira, João Gonçalves e Gonçalo Silva, refere um comunicado do Clube Naval.

O primeiro navalista a entrar em acção foi Gonçalo Silva, em kata juvenil masculino que apesar de apresentar um kata (demonstração técnica) forte não foi suficiente para vencer o adversário, que na eliminatória seguinte perdeu, impossibilitando a repescagem do navalista.

De seguida, competiram Vera Fernandes e Inês Moniz em kata iniciado feminino. Vera apanhou logo uma adversária muito forte, e perdeu 0-3. Foi repescada, na primeira eliminatória e venceu a sua adversária por 3-0, e no confronto para o 3º lugar venceu a oponente por 5-0, garantindo assim a medalha de bronze. Quanto a Inês, não teve a mesma sorte. Perdeu a primeira eliminatória por 1-2 e no acesso ao 3º lugar da repescagem, perdeu por 0-5 ficando-se pelo 5º lugar.

Seguiu-se a prova de kata infantil masculino para os navalistas Rodrigo Vasconcelos e Tiago Pestana. Tiago apanhou logo na primeira eliminatória um atleta muito mais experiente e perdeu por 0-3. Na primeira eliminatória da repescagem venceu o adversário por 2-1 mas no combate seguinte perdeu por 0-3 classificando-se em 9º lugar. Já  Rodrigo venceu a primeira eliminatória por 3-0 mas na eliminatória seguinte apanhou o atleta que eliminou o colega Tiago e também perdeu por 0-3. Foi repescado e venceu a primeira eliminatória por 2-1, mas na eliminatória seguinte sucumbiu por 0-3 perante o mesmo adversário que eliminou Tiago na repescagem, alcançando assim o 7º lugar.

Terminadas as provas de kata iniciaram-se as provas de kumité (combate) em iniciados e juvenis. Em iniciados, competiram dois atletas do Naval: Rodrigo Silva e João Castro. Os dois karatecas venceram os seus primeiros combates por 3-2 e 5-0 respectivamente. Encontraram-se na eliminatória seguinte de acesso à final onde João, com mais competências técnicas e tácticas, venceu por 5-0 apurando-se para a final. Perante um adversário que conhecia muito bem dos treinos PEP, na final, João entrou no combate a tentar ganhar logo vantagem mas perdeu um pouco do ímpeto mais para o fim do combate, permitindo a subida do adversário mas, mesmo assim, conseguiu no final reunir a maioria do apoio do juízes e alcançando a tão desejada medalha de ouro. Entretanto Rodrigo Silva foi repescado para o combate de acesso ao 3cºlugar e venceu o seu adversário por 3-2, levando consigo a medalha de bronze.

Finalmente chegou à hora dos juvenis Lucas Oliveira e João Gonçalves competirem. Lucas tinha na sua primeira eliminatória, a tarefa de vencer um adversário difícil que lhe daria acesso à final. Esteve a ganhar por 2-0, resultante de uma técnica circular de pernas ao tronco do adversário, mas perto do fim do combate o adversário conseguiu pontuar 3 pontos, fruto de uma técnica circular de pernas à cabeça de Lucas da qual o mesmo não conseguiu se defender, perdendo por 2-3. Mesmo assim, conquistou o 2º lugar. Já João Gonçalves não teve a mesma sorte. Na primeira eliminatória perdeu perante um adversário mais evoluído, por 0-5 e na repescagem, sentiu alguma pressão perante a altura do adversário e perdeu por 1-4 classificando-se em 5º lugar.

Nesta competição o treinador Ricardo Gomes colaborou nos trabalhos do corpo da arbitragem como árbitro.

O CNF reputa a sua participação de positiva, resultando em três medalhas de bronze e uma de ouro.