Escritor Domingos Amaral à conversa com estudantes e professores da Escola Jaime Moniz

Fotos Carlos Freira.

Um escritor e uma plateia de alunos e professores do ensino secundário para escutá-lo. Foi assim, esta manhã, na Escola Secundária de Jaime Moniz, com Domingos Amaral a partilhar com os estudantes vivências e pontos de vista sobre a sua visão do mundo e a génese das suas narrativas.

A iniciativa designou-se «À conversa com Domingos Amaral» e foi da chancela do Grupo de Português, inscrita no Plano Anual de Atividades da Escola, em colaboração com o Grupo Leya, parceiro desta instituição escolar. O evento contou também com a coordenação da Biblioteca.

Fátima Marques apresentou e dialogou com o escritor, ao centro, tendo o presidente do Conselho Executivo da ESJM salientado a importância destas ações.

Os alunos assistiram a uma conversa solta, conduzida pela professora Fátima Marques, a partir de várias obras do autor, nomeadamente, os seus romances históricos: Assim Nasceu Portugal (vols. I e II), Quando Lisboa Tremeu e Enquanto Salazar Dormia, para uma audiência que integrou ainda professores e pessoal não docente.

O autor foi respondendo às perguntas, desvendando as histórias e estórias que originam a construção da ficção. Referiu, também, o demorado e minucioso trabalho de investigação e de leituras aturadas que os romances históricos implicam, para que o rigor dos acontecimentos possa ser preenchido, para prazer dos leitores, com o imaginário do autor no seu ato criativo, neste caso, a ficção romanesca.

Sem desvendar o essencial de cada obra, o autor comunicou ao público atento como foi criando as histórias, construindo factos e personagens e quais as motivações que o conduziram à escrita.

Posteriormente, seguiu-se uma sessão de autógrafos. Por fim, o escritor Domingos Amaral assinou o «Livro de Honra» da Escola.

Foto Miguel Nóbrega.