
A procissão dos Passos é uma tradição implantada em Portugal pelos Franciscanos ao longo do século XVI, é uma espécie de repetição do caminho de Jesus, desde o Pretório até ao Calvário.
Realiza-se nos domingos da Quaresmas, em muitas paróquias e é uma reconstituição das ruas de Jerusalém, uma Via Sacra mais imponente e com forte intensidade dramática, em que o próprio Cristo caminha com os devotos que se mantém hoje como catequese viva e apelo profundo à conversão.
A imagem do Senhor dos Passos, levando a cruz às costas, atravessa as ruas, como outrora percorreu as de Jerusalém. No meio do percurso dá-se o Encontro de Jesus com a sua Mãe, a “Senhora das Dores”, um dos momentos centrais do cortejo.
Este ano pela primeira vez a paróquia da Graça, situada na freguesia de Santo António vai realizar a Procissão dos Passos que decorrerá no último domingo de março, dia 26, saindo da igreja após a missa celebrada às 15 horas e dirigindo-se até à Casa de Saúde de São João de Deus, no sítio do Trapiche, onde será proferido o «Sermão do Encontro» com a presença das imagens de Nossa Senhora das Dores, cuja imagem será transportada para aquele local com a devida antecedência e do Senhor dos Passos. Esta imagem foi benzida no passado dia 1 de março, primeiro domingo da Quaresma.
Entretanto no próximo domingo, 19 de março será realizada a Procissão dos Passos na cidade do Funchal. saindo da Igreja do Colégio às 16 horas, dirigindo-se para o adro da Sé onde será proferido o «Sermão do Encontro», após o que regressará à Igreja do Colégio onde será celebrada a Eucaristia. As cerimónias serão presidida por D. António Carrilo, Bispo do Funchal.
Também no domingo realizam-se estas procissões nas paróquias da Ribeira Brava após a missa celebrada pelas 10 horas, Santa Cecília (Câmara de Lobos) após a missa das 17 horas e na paróquia de São João, Ribeira Brava em cuja igreja será celebrada missa às 16 horas após o que terá lugar a procissão. Na igreja de Santo Amaro será celebrada a Eucaristia às 17h30 e no final decorrerá a Procissão dos Passos que inclui o «Sermão do Encontro».
Descubra mais sobre Funchal Notícias
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.





