Escola da Ribeira Brava promoveu Jornadas de Geologia

geologia
Fotos DR.

Decorreram nos dias 16, 17 e 18 de fevereiro as II Jornadas de Geologia da Escola Básica e Secundária Padre Manuel Álvares.

Este evento, organizado pela Escola Básica e Secundária Padre Manuel Álvares em parceria com o Eng.º Sandro Vicente da Universidade da Évora e antigo aluno da escola, surgiu com o objetivo de dinamizar o ensino e a aprendizagem das Geociências e divulgar as diferentes áreas de intervenção da Geologia à Comunidade Educativa.

Este ano as jornadas subordinaram-se ao tema Geodiversidade da RAM: conhecer e valorizar o património local.

No primeiro dia destas jornadas os alunos tiveram a oportunidade de realizar uma saída de campo para conhecer os Geossítios da Ribeira Brava, Ponta do Sol, São Vicente e Porto Moniz. Esta saída foi orientada por José Manuel Silva, técnico superior especialista da Secretaria Regional do Ambiente e Recursos Naturais.

geologia2No segundo dia, as atividades consistiram nas palestras destinadas aos alunos do ensino secundário:

“Património Geológico do Concelho da Ribeira Brava” – Sandro Vicente, da Universidade da Évora

“A importância da escola na preservação da Geodiversidade” – José Manuel Silva, da Secretaria Regional do Ambiente e Recursos Naturais.

No terceiro e último dia toda a comunidade escolar pôde disfrutar de um passeio de Catamaran subordinado ao tema:

A Geodiversidade da Costa Sul da Ilha da Madeira Vista do mar (Concelhos do Funchal, Câmara de Lobos, Ribeira Brava e Ponta do Sol).”

Esta última atividade foi orientada por João Baptista (Investigador UI GEOBIOTEC, FCT, Universidade de Aveiro e Representante da Progeo Portugal)

A organização realizou um balanço muito positivo da atividade e aproveitou para agradecer a colaboração dos oradores convidados José Manuel Silva e João Baptista na divulgação da Geodiversidade da nossa ilha a toda a comunidade escolar.