Santana abre Carnaval com Festa dos Compadres e exposição no Parque Temático

img-carnaval
A sátira é um dos condimentos principais da Festa dos Compadres, em Santana, à qual o Parque Temático veio associar-se.

Sem dúvida que Santana estará em modo carnavalesco este sábado e este domingo, com a tradicional e previsivelmente muito movimentada Festa dos Compadres, que assim abre as festividades carnavalescas da Madeira.

Além do programa alusivo à Festa, que tem como ponto alto, no domingo, o julgamento e a sentença dos compadres, o Parque Temático situado no concelho preparou um programa de Carnaval para os visitantes, entre 16 de fevereiro e 1 de março.

Um dos pavilhões do Parque será destinado para uma mostra de “compadres” e de “comadres” cumprindo uma das tradições mais peculiares da cultura popular Madeirense e do Carnaval de Santana. Os bonecos, feitos à mão, com longa tradição do Carnaval em Santana recorrem à ironia e ao sarcasmo social, tal como se fazia noutros tempos.

Este ano, segundo informa a organização, a mostra dos compadres “tem a particularidade de envolver algumas instituições do Concelho que marcam presença nesta exposição coletiva, nomeadamente as Escolas de São Jorge, Faial e Externato Sagrada Família e os Centros de Convívio de São Roque do Faial”.

Numa resenha da tradição, a organização do evento lembra que “antigamente, o povo de Santana apurava as críticas, quer aos altos mandatários da sociedade local, quer os próprios vizinhos, os “compadres”, sendo tudo preparado em segredo para se verificar o efeito surpresa. Havia uma “guerra dos sexos”, pois a rivalidade entre homens e mulheres levava uns e outros a caprichar na amostragem do melhor conjunto, comadres ou compadres, quem tinha mais piada, quem retratava mais fielmente as figuras sociais que eram vítimas da crítica do povo”.

Para além desta mostra de compadres, existem diversas exposições itinerárias patentes nas salas de exposição.